Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
Notícias de Garibaldi – Casinhas literárias são lançadas na Buarque de Macedo.
By Volben Propaganda On 16 fev, 2017 At 04:50 PM | Categorized As Slider Inicial, Variedades | With 0 Comments

Casinhas literárias são lançadas na Buarque de MacedoA Rua Buarque de Macedo conta com um novo atrativo a partir desta segunda-feira, dia 13: as casinhas literárias do projeto “Bibliopraça: Borbulhas do Saber”, que disponibiliza livros para a comunidade. A ideia é que o público pegue um livro para ler no local ou em casa, e depois devolva a uma das casinhas ou repasse para outra pessoa. O projeto público é pioneiro na Serra Gaúcha.

As idealizadoras do projeto, as então acadêmicas de Pedagogia, Aline Emer e Lusiana Chesini, se emocionaram ao ver sua ideia colocada em prática. “Temos orgulho de fazer parte de um município que busca, cada vez mais, o desenvolvimento intelectual de seus habitantes. Fica nosso convite para que todos venham conhecer as casinhas, que são espaços para o convívio social e cultural”, afirmaram durante a cerimônia de lançamento do projeto.

As Bibliopraças integram o projeto “Garibaldi: município leitor”, que conta com grande adesão da maioria das escolas e de empresas há quatro anos. “Acreditamos no poder transformador da leitura, temos que criar essa cultura”, afirmou a secretária de Educação, Simone Rosanelli Chies. “Pedimos à comunidade que colabore conosco na manutenção das casinhas”, acrescentou.

O prefeito Antonio Cettolin parabenizou as idealizadoras do projeto, que une a iniciativa cultural com o patrimônio histórico municipal. “Temos a confiança de que o cuidado com as casinhas mostrará que temos um município rico em cultura”, afirmou em seu pronunciamento.

O evento ainda contou com a presença das estudantes do Ensino Fundamental que deram nome às casinhas, Lilian do Carmo Silva Tozin e Mariana Salvi, que receberam na ocasião o prêmio por vencerem o concurso. A apresentação do projeto ainda contou com a animação das artistas Paloma e Miqüi.

As casinhas estão localizadas na praça no entrocamento da Avenida Independência com a Rua Buarque de Macedo (em frente à Bella Ragazza), praça Irmão Pacômio e na Rua Buarque de Macedo, próximo à praça Loureiro da Silva. A reposição dos exemplares ficará a cargo da Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel e das criadoras do projeto. Quem quiser doar livros, pode procurar a Biblioteca Pública.

 

 

Fonte e Fotos: Cidades da Serra por Benito Rosa

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.