Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
PRODUTORES TÊM ATÉ O DIA 31 DE MAIO PARA VACINAREM BOVINOS E BUBALINOS CONTRA A FEBRE AFTOSA
By Volben Propaganda On 5 maio, 2016 At 08:49 PM | Categorized As Slider Inicial, Variedades | With 0 Comments

Produtores rurais de Bento Gonçalves tem até o dia 31 de maio para aplicação da vacina contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos. No Rio Grande do Sul, a campanha, desenvolvida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI/RS), deve imunizar 13,7 milhões de animais.

As doses são disponibilizadas pelo Departamento de Defesa da SEAPI. Produtores cadastrados no Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (PRONAF) ou no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (PECFAM) que possuem até dez bovinos/bubalinos podem adquirir gratuitamente as vacinas. Esses devem se dirigir à unidade da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Bento Gonçalves (rua Marechal Floriano, nº 234, Centro). Aos demais, cabe a aquisição em agropecuárias. A aplicação das doses nos animais cabe ao produtor.

A vacinação deve ser comprovada até cinco dias úteis após o encerramento da campanha. Basta comparecer na Inspetoria e apresentar nota fiscal da compra e declaração dos animais vacinados. Aqueles que não realizarem a declaração serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual nº 52.434/15 e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos.

A Febre Aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa e de rápida disseminação, com grande impacto econômico e social onde ocorre. Entre 2000 e 2001, foram registrados 52 focos da doença no Estado. Entre as conseqüências está o sacrifício de mais de 30 mil animais, com gasto aproximado de U$$ 25 milhões em custos diretos, além das perdas econômicas geradas pelo impedimento da venda de produtos de origem animal e vegetal.
Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Reprodução internet

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.