Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
Sindilojas busca apoio político para evitar recriação da CPMF
By Volben Propaganda On 28 maio, 2016 At 04:22 PM | Categorized As Economia, Slider Inicial | With 0 Comments

b84cfh O presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, esteve reunido na última sexta-feira, dia 20, com o presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Rubbo. Na oportunidade, ele entregou ao vereador uma moção de contrariedade à Proposta de Emenda Constitucional 140/2015, que constitui, em caráter temporário, a CPMF. O ato seguiu em apoio solicitado pela Fecomércio/RS, que está mobilizando todos os sindicatos de sua base para que, juntos, sensibilizem a classe política, fazendo com que o documento chegue a todos os deputados federais gaúchos.

O Sindilojas entende que a tentativa de recriação da CPMF é um equívoco. “Assim como em outras ocasiões, o governo, ao invés de solucionar a crise fiscal por meio do controle de seus gastos, transfere o ônus decorrente de sua política fiscal irresponsável à iniciativa privada. Não há como suportar mais este imposto”, aponta Amadio.

Na ocasião, o presidente do Legislativo lembrou que o Sindilojas foi a primeira entidade do município a entregar uma moção neste sentido e mostrou-se favorável a apoiar o pedido. “Isso é muito válido e vamos unir forças. Entendo que a alternativa não está na criação de impostos e, sim, na racionalização de custos e na melhor gestão dos recursos públicos”, avalia o presidente da Câmara.

No documento entregue aos vereadores, o Sindilojas aponta que a recriação da CPMF, além de uma injustiça social com os cidadãos que pagam impostos sem a devida contrapartida de serviços públicos de qualidade, acentuará a atual crise econômica, aumentando ainda mais a inflação, uma vez que esses preços serão repassados ao consumidor. “Isso vai majorar o quadro recessivo, ao diminuir a renda disponível para consumo”, conclui Amadio.

No texto, a entidade varejista destaca que o governo já arrecada 34% do PIB em tributos e, com a recriação da CPMF, a arrecadação representará mais de R$ 32 bilhões, o que equivale à soma dos PIBs do Amapá, Acre e Roraima. Se recriado, o tributo prevê a cobrança de alíquota de 0,2% sobre todas as transações bancárias de pessoas físicas e de empresas.

Segurança

Um encontro realizado na sede do Sindilojas na última semana reuniu o comando da Brigada Militar (BM), lojistas e lideranças do comércio. Por parte da BM, participaram o comandante do 3º BPAT, major Álvaro Martinelli, o subcomandante, capitão Reni Zdruikoski, e o capitão Diego Caetano. O Sindilojas foi representado pelo presidente, Daniel Amadio, e a CDL, através do presidente, Marcos Carbone. Além de apresentar dados sobre a realidade enfrentada pela segurança pública, os policiais militares repassaram informações e dicas sobre prevenção, falaram sobre a forma de agir dos criminosos e responderam aos questionamentos dos comerciantes. O Sindilojas já está cadastrando novos lojistas para a criação de um novo grupo para interagir via WhatsApp, dando sequência ao êxito obtido com o primeiro grupo, criado ao final do ano passado.

 

Foto: Divulgação/Sindilojas

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>