Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
Sindmóveis e Projeto Raiz firmam parceria com CICB no projeto Design na Pele
By Volben Propaganda On 1 jul, 2016 At 09:41 AM | Categorized As Slider Inicial, Variedades | With 0 Comments

sindimoveisTerceira edição da iniciativa prevê a criação de móveis exclusivos com uso do couro, destinados a ações para exportação aos Estados Unidos

 

O Sindmóveis Bento Gonçalves, por meio do Projeto Raiz de promoção internacional do serviço do designer brasileiro, é parceiro do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) no projeto Design na Pele 3.0, criado para valorizar o couro brasileiro e a criação de produtos finais com valor agregado a partir dessa matéria-prima. Nessa terceira edição da iniciativa, designers, empresas do polo moveleiro de Bento Gonçalves e curtumes associados irão se unir para o desenvolvimento de móveis exclusivos para exportação aos Estados Unidos. O Projeto Raiz é uma realização do Sindmóveis com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O projeto está sendo desenvolvido entre junho e outubro. Na primeira etapa, empresas associadas ao Sindmóveis que já exportam para os Estados Unidos ou possuem estrutura de distribuição/estratégia para venda no mercado americano se inscreveram para participação. A partir disso, elas trabalharão em parceria com os designers para a criação de pelo menos três peças exclusivas de mobiliário utilizando couro. As coleções-cápsulas serão apresentadas em eventos internacionais do setor moveleiro no ano de 2017.

O projeto Design na Pele teve início em 2013, pensado para aprofundar, dentro dos curtumes do Brasil, a cultura do design e da diferenciação em seu trabalho. Para que esse objetivo fosse alcançado, foram convidadas duas importantes personalidades da arte e da moda no Brasil – a artista plástica Heloísa Crocco e o estilista Ronaldo Fraga – para se juntarem ao projeto e liderarem sua execução. Cada um ministrou oficinas e consultorias em determinados curtumes, extraindo ao máximo os talentos e a criatividade de cada empresa. Com isso, foram desenvolvidos couros com características especiais, que deram origem a peças para moda e decoração, com um toque de inovação e a qualidade de excelência do couro brasileiro.

Dos couros oriundos do projeto Design na Pele nasceram peças físicas para moda e decoração, com um toque de inovação e a qualidade de excelência do couro brasileiro. Esse acervo – chamado Design na Pele – foi lançado na Casa Brasil 2013. Depois, seguiu para mostras em Hong Kong, São Paulo, Milão e, mais recentemente, Vietnã.

 

 

 

Ana Carolina Azevedo

Assessoria de imprensa local

Sindmóveis Bento Gonçalves

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.