Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
Sucessão familiar em pauta no SIMMME.
By Volben Propaganda On 1 mar, 2017 At 07:33 PM | Categorized As Slider Inicial, Variedades | With 0 Comments

Cerca de 30 pessoas participaram, em grupos divididos entre os dias 9 e 16 de fevereiro, do I Fórum de Debates “Aspectos Relevantes da Empresa Familiar”, promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (SIMMME), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Empresa Familiar (IDEF).

O objetivo do encontro foi proporcionar aos participantes um momento de reflexão sobre as questões relevantes da Gestão nas Empresas Familiares, observando os aspectos objetivos que impactam as organizações e os aspectos subjetivos que afloram no momento da transição da liderança, a fim de identificar novas perspectivas e cenários futuros.

Entre os temas debatidos estiveram:

– O desenvolvimento contínuo de gestores é a base para a boa Governança;

– A sucessão planejada tende a manter estabilidade da organização, a sucessão abrupta tende a provocar a instabilidade;

– O desenho do perfil futuro da organização favorece a definição do perfil ideal do sucessor;

– Os bons candidatos emergem naturalmente;

– A mudança do fundador-presidente é mais complexa do que a do executivo-presidente;

– O líder encaminha sua sucessão no auge da carreira;

– A criação de outros interesses facilita o desprendimento da cadeira número um.

O Fórum foi liderado pela psicóloga Fabiana Diaz e pela engenheira química e educadora Hana Witt, ambas co-fundadoras do Instituto de Desenvolvimento da Empresa Familiar (IDEF).

Conforme Hana, a empresa está realizando uma pesquisa para levantar o retrato das empresas familiares da Serra Gaúcha. “Queremos identificar os desafios dos empresários no decorrer deste processo e auxiliar com ferramentas que possam tornar a transição mais tranquila e organizada”, salienta.

Para o presidente do SIMMME, Juarez José Piva, este assunto, numa cidade como Bento Gonçalves, é extremamente relevante. “A sucessão familiar em Bento Gonçalves é tradicional. Vemos muitos casos de grande sucesso em inúmeras indústrias, mas também, em outras, a tentativa dos pais em deixar a empresa para os filhos, causou frustrações. Temos que trabalhar isso tanto nos pais quanto nos filhos desde cedo, ter ciência de que cada ser é único, que as diferenças existem e as vontades de cada um precisam ser expostas e compreendidas. Assim, a sucessão familiar será tranquila e a possibilidade de que dê certo é infinitamente maior”, diz.

 

Foto: Mônica Rachele Lovera

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.