Jornal Cidades da Serra - Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil
Trajeto de cinco quilômetros terá 14 pontos com atividades
By Volben Propaganda On 24 jun, 2016 At 08:30 PM | Categorized As Eventos, Slider Inicial | With 0 Comments

aaaaahFalta pouco mais de 15 dias para a chegada da Tocha Olímpica em Bento Gonçalves e os preparativos estão intensos. A cidade se mobiliza para receber o símbolo dos Jogos Olímpicos Rio no dia 9 de julho, sábado. O município figura entre os únicos dois da região Uva e Vinho Serra Gaúcha a integrarem o roteiro de passagem da tocha, formado por cerca de 300 cidades brasileiras. Na Capital Brasileira do Vinho, carregarão o monumento 25 atletas, escolhidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que se revezarão num percurso de cinco quilômetros.
A Tocha Olímpica percorrerá, durante cerca de duas horas, as principais ruas de Bento Gonçalves. O percurso tem início na Humberto de Alencar Castelo Branco, passando pela Herny Hugo Dreher, Planalto, Treze de Maio chegando até a Via Del Vino, seguindo para a Estação da Maria Fumaça.

A passagem da tocha pelo município já é uma experiência única para os moradores, mas a administração municipal, junto a diversos parceiros, se preocupa em tornar o momento ainda mais especial. Por isso, o convite não é apenas para acompanhar o trajeto do monumento e, sim, comemorar o acontecimento participando de uma série de atrações.

O trajeto contará com atividades em 14 pontos, envolvendo hotéis, entidades, lojas, supermercados, escolas, além de pontos turísticos como a Via del Vino e a Estação do Trem Maria Fumaça. Na Via Del Vino, por exemplo, será realizado um ‘ola” coletivo. No shopping L’América, durante todo o dia, haverá atividades esportivas e apresentações musicais e artísticas. Na Estação do Trem Maria Fumaça, onde a Tocha ficará exposta por dez minutos em um placo, haverá uma grande festa de celebração, contando com três shows musicais. Vale destacar que um caminhão da Coca-Cola passará 30 minutos antes pela rota de passagem da Tocha Olímpica. Durante a passagem, a marca distribuirá bebidas e brindes oficiais. Vitrines de lojas, postes, cartazes alusivos contribuirão para marcar o trajeto.

A notícia de que Bento estaria no roteiro da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 foi recebida em julho de 2015, em evento realizado pelo COI em Brasília. O percurso teve início em 3 de maio e segue até 5 de agosto, quando chega ao Rio de Janeiro, acendendo a pira dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A passagem da Tocha Olímpica em Bento Gonçalves não gera despesas ao município. A ação conta com o patrocínio da Coca-Cola, da Nissan e do Bradesco.

 

Bento para o mundo

A passagem da tocha traz grande visibilidade para o município, visto que terá ampla cobertura de jornalistas do Brasil e do Mundo. Além disso, o Ministério do Turismo (MTur), com o objetivo de ampliar a projeção do país no mercado exterior, selecionou 15 municípios brasileiros para promoção no exterior após os Jogos Olímpicos. Bento Gonçalves está entre os selecionados. O MTur disponibilizará um repórter e um jornalista, que estarão no município entre os dias 8 e 9 de julho.
Trânsito e segurança

O trânsito em todas as ruas que integram o trajeto estará bloqueado a partir das 5h30min. Não será permitido, em hipótese alguma, a passagem de veículos nas vias determinadas durante o período do evento. A Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU), por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) disponibilizará mais de 30 agentes, além de voluntários, Brigada Militar e Polícia Civil.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) disponibilizará três viaturas, além de um helicóptero. Uma delas acompanhará o comboio. A segunda ficará de reserva e a terceira estará disponível para a população.
Escolas

Mais de 40 escolas das redes municipal, estadual e particular participarão das atividades. Os alunos estarão distribuídos em pontos estratégicos, promovendo diversas ações, coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Vinhos de Bento nos Jogos

A Lidio Carraro Vinícola Boutique foi selecionada pelo Comitê Organizador dos Jogos (COI) para elaborar e comercializar vinhos e espumantes exclusivos com a marca Rio 2016. A linha Faces será a marca dos produtos com rótulos temáticos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.


Apoio

 

A passagem da Tocha Olímpica em Bento Gonçalves conta com o apoio das seguintes entidades e órgãos: Secretaria Municipal de Esportes (Semjel), Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu), Secretaria Municipal de Educação (Smed), Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smmam), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Defesa Civil, Brigada Militar, Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Bento Convention Bureau, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH/Região Uva e Vinho), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), 6º Bcom, 8ª Companhia de Comunicações do 6º BCOM, 15ª Companhia de Comunicações Mecanizada, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Giordani Turismo, vinícola Lídio Carraro, Distrito Faria Lemos, Distrito Tuiuty, Distrito São Pedro, Distrito do Vale dos Vinhedos, Shopping Bento, Shopping L’America, Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), Rotary mulheres da Serra, Sindicato dos Empregados do Comércio de Bento Gonçalves (SEC/BG), Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (STIMME/BG), Sindicato dos Servidores Públicos (Sindiserp/BG), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/BG), 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE), Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias da Construção e do Mobiliário (Sitracom/BG); Sindicato das Indústrias do Mobiliário (Sindmóveis), Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Sindicato do Comércio Varejista (Sindlojas), Serviço Social da Indústria (SESI).

 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Leave a comment

You must be Logged in to post comment.