Conheça a solução que já reverteu mais de 400 mil litros de água potável em locais públicos

42

Quantidade expressiva é fornecida por equipamentos instalados em cidades gaúchas com o intuito de disponibilizar água, quente e gelada, e evitar o desperdício

A conscientização para a prática de iniciativas sustentáveis vai desde o ensino na pré-escola até inovações concebidas com o propósito de melhorar o cotidiano em locais públicos – e, de forma especial, reduzir o desperdício de água em instalações precárias. Uma startup gaúcha lançou, a pouco mais de um ano, um equipamento que não apenas fornece água potável à população, mas também atua de forma a controlar a perda de um dos bens mais preciosos para a vida no planeta Terra.

A empresa Icehot conta com 20 equipamentos instalados em 12 municípios do Rio Grande do Sul – e, desde abril de 2018, os totens já distribuíram aproximadamente 420 mil litros de água às comunidades locais. Como uma espécie de bebedouro, os Icehot’s possuem um sistema que filtra a água e disponibiliza-a de forma quente, à 85º graus, e gelada, à 5º. Além disso, os equipamentos contam com um dispositivo que permite a hidratação aos pets – com uma vasilha localizada na parte inferior que pode ser ativada pelos donos e, assim, fornecer água aos bichinhos de estimação.

A iniciativa também se mostra ainda mais benéfica pois utiliza-se do preceito da parceria público-privada em prol do bem-comum: os equipamentos não necessitam de investimentos públicos para instalação, pois a Prefeitura local arca somente com o fornecimento de energia elétrica e água para o funcionamento. Os mantenedores dos mobiliários urbanos são marcas patrocinadoras que divulgam no próprio equipamento – pois esse possui uma tela digital na parte lateral, permitindo a prospecção de anúncios. A manutenção também é feita pela empresa – garantindo o controle do desperdício e a qualidade da água.

“Mais Icehot, menos garrafas”

O slogan estampado nos equipamentos evidencia o principal viés da proposta. Mesmo que haja a necessidade de manutenção por meio das mídias anunciantes, a ideia surgiu pela motivação em oferecer à população um serviço que é essencial à vida, melhorar as condições de locais públicos – nem sempre atendidos com o devido zelo pelo poder público – e auxiliar na conscientização sobre a redução do uso de garrafas pet, um dos grandes vilãos do meio ambiente. “A nossa maior satisfação é colocar em prática essa iniciativa e receber o feedback positivo das pessoas por toda a parte. Ter a possibilidade de contribuir, de alguma forma, com o cuidado do nosso bem mais precioso não tem preço”, destacam os idealizadores, Samuel Panta e Alex Oliveira.

Saiba mais sobre a iniciativa

A Icehot foi idealizado em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, e instalou o primeiro equipamento na cidade de Venâncio Aires – local simbólico por ser a Capital Nacional do Chimarrão. A startup tem em Santa Cruz do Sul a maior quantidade de mobiliários, com cinco unidades. Além disso, possui a versão Icehot Move, que pode ser deslocada para eventos. Mais informações sobre as facilidades dos totens podem ser obtidas pelo site www.icehot.net.br.




Deixe uma resposta