ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO RECEBEM KITS LITERÁRIOS DO CLUBE DE ASSINATURAS DA DOM QUIXOTE

0
123
 

O Clube de Assinaturas da Dom Quixote iniciou suas atividades em 2020 para seus clientes.O propósito do serviço é de oferecer uma leitura qualificada para o público infanto juvenil.

Acreditando que a leitura é uma experiência de transformação, a proprietária da Dom Quixote, Eunice Pigozzo, inscreveu o Clube no Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, da Fundação Marcopolo (da Lei Aldir Blanc), para contemplar alunos da Rede Municipal de Ensino. A proponente começou a distribuição dos kits literários nesta semana para 450 famílias de estudantes do 3º ano, do Ensino Fundamental, de 11 escolas da Rede Municipal de Ensino. A ação compreende dois meses: abril e maio, totalizando 900 livros distribuídos.

Dez escritores participam do Projeto, que também atende à demanda de fomento ao circuito do livro, ao privilegiar autores de Bento Gonçalves, como Marta Sassi, Fabiane Sassi Caio, Rodrigo Arcari e Lauren Copat Poletto, e região. Nesta semana, as equipes diretivas das escolas acolheram os kits que serão entregues aos alunos, contendo o livro do mês e a Aventura da Vez e um mapa de leitura.

A Aventura da Vez são atividades relacionadas ao livro, com propostas de interação com o texto e ilustrações, com a finalidade de trazer mais significado para a leitura. O Mapa Literário é direcionado aos pais, com orientações sobre o texto e as ilustrações do livro, breve biografia dos autores e ilustradores e dicas de mediação de leitura.

Além dos alunos, as escolas contempladas também foram presenteadas: cada uma recebeu um kit com o conjunto das obras que integram o projeto para acervo de suas bibliotecas. Para dinamizar e preparar esse momento de leitura em família, vídeos dos autores envolvidos foram disponibilizados aos alunos, por meio do planejamento semanal enviado pela escola, favorecendo a acolhida ao livro, que chegará às casas nos próximos dias.

De acordo com a curadora do projeto, Eunice Pigozzo, “o Edital proporcionou uma extensão do Clube de Assinatura para alcançar famílias em espaços de vulnerabilidade social. É uma forma destes terem acesso à leitura, a qual proporciona momentos afetivos e mágicos.”

 

A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, ressalta que “as escolas contempladas estão em festa! Cada família, ao abrir os pacotes do Projeto Clube de Assinaturas, receberá mais do que livros e atividades: será presenteada com momentos de alegria, troca e afetividade. Temos a certeza de que a iniciativa faz um convite encantador e decisivo à leitura, tão necessária nesses tempos adversos.”.

 

Assista o vídeo de apresentação do Projeto: https://www.youtube.com/watch?v=dUiWWOrb-Uc

Para conhecer mais sobre o Projeto, acesse o Instagram @clubedadomqui ou visite a Dom Quixote Livraria.

#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/ Clube de Assinaturas da Dom Quixote/SMED