Categorias

Assinatura do PMI de iluminação Pública em Bento.

13

Assinatura do PMI de iluminação Pública é o primeiro passo para modernização e expansão da rede no Município

 

O prefeito Guilherme Pasin assinou na tarde desta segunda-feira, 14, durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, no Centro Empresarial, autorização para Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública. Com isso, o Município dá o primeiro passo para a modernização e expansão da rede.

 

A proposta consiste na troca de todos os 14 mil pontos de luz, já instalados na cidade e interior, por lâmpadas de LED, com o objetivo de reduzir o consumo de energia e ampliar a luminosidade em pontos ermos. Com isso, também trazendo benefícios para a segurança pública.

 

“Esta é mais uma Parceria Público-Privada, que vem para auxiliar e beneficiar nosso Município e principalmente o cidadão bentogonçalvense. Mais uma vez, Bento busca inovar, assim como já fez com a PPP da Usina de Resíduos Sólidos, que encontra-se em fase avançada. É com iniciativas como esta que buscamos a resolutividade de questões tão importantes, ressalta o prefeito Guilherme Pasin.

 

A partir da autorização, as empresas têm 30 dias para realizar a inscrição. Após esse prazo, a empresa tem 45 dias para entrega do projeto de execução, ou seja, modelagem técnica/econômica, financeira e jurídica, a qual será avaliada por uma comissão mista.

 

“A parceria deverá ser de 25 a 35 anos. A empresa terá 36 meses para realizar a troca dos 14 mil pontos de luz, além disso, o projeto prevê o sistema de telegestão, isto é, a tecnologia garante que o operador da rede saiba a exata localização de cada ponto de luz e receba instantaneamente informações de desempenho e de falhas, como, por exemplo, lâmpadas queimadas. Essa agilidade facilita a manutenção da rede, pois os problemas não dependem apenas de rondas noturnas ou de marcações provisórias”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Bertolini Pasin.

O projeto de Parceria Público-Privada foi apresentando em consultas públicas nas comunidades e também em audiência pública na Câmara de Vereadores.

 

Foto: Marina Teles

 




Deixe uma resposta