Bento – Escola Princesa Isabel promove reflexões.

110

Escola Princesa Isabel promove reflexões sobre hábitos e atitudes da sociedade atual

A alimentação adequada, prática de atividades físicas, cuidados com o ambiente e seres vivos e o consumo consciente dos recursos naturais são atitudes essenciais para garantir a qualidade de vida e sustentabilidade do planeta. Nesse contexto, a escola Princesa Isabel, por meio do projeto “Conhecimento em Evidência”, está proporcionando aos alunos reflexões sobre os hábitos da sociedade atual. O projeto tem como objetivo dar suporte aos alunos para que sejam agentes críticos, construtores e transformadores do seu próprio futuro.

Buscando enriquecer as atividades pedagógicas e colaborando para mudanças de comportamentos, os alunos de 6° anos participaram de uma conversa com funcionários da Empresa RN Freitas que é responsável pela coleta de resíduos no município.

No decorrer da conversa, o coletor (Gari) Marcelo Carvalho e o fiscal Cláudio Bandeira relataram aos alunos um pouco da rotina do recolhimento de resíduos em nosso município.

Outro momento, que merece destaque, envolveu os alunos de 3° ano, que estão estudando sobre a “Posse responsável de animais”. Eles receberam a visita da adestradora Janaina Ganzer, e seu cão Jack, do centro de adestramento Vale da Neblina, Farroupilha. Este momento teve por objetivo compreender a importância do cão como facilitador ou ajudante em diversas situações, inclusive da aprendizagem.

 

As propostas de trabalho consideraram o dia a dia da escola, momento em que foi possível detectar algumas situações-problemas, como: desperdício de alimentos, o uso inadequado de material escolar produzindo resíduos excessivos e desnecessários. A partir das observações os alunos, fizeram levantamento de hipóteses, pesquisas, coleta de dados, construção de gráficos e interpretação dos mesmos, e apresentando diagnóstico e possíveis soluções.

 

 

As ações estão sendo desenvolvidas com alunos de JA ao 9° ano do Ensino Fundamental, e serão apresentados à Comunidade Escolar no próximo dia 15 de setembro de 2018. Os trabalhos também farão parte 1° Mostra Científica, promovida pela Universidade de Caxias do Sul – Campus Bento.

 

Assessoria de Comunicação Social




%d blogueiros gostam disto: