Bento – Moradores do interior são beneficiados com diversos cursos de qualificação.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA), por meio do Programa Municipal de Qualificação e Desenvolvimento do Meio Rural, promove uma intensa programação de cursos de qualificação gratuitos aos moradores do interior do Município, em parceira com o SENAR, EMATER e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STRBG).

Nesta segunda-feira, 23, a comunidade da Capela das Almas, no Vale dos Vinhedos, iniciou o curso “Tortas e Docinhos Caseiros”, ministrado pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Celso Demarco, que segue até esta terça-feira, 24. Com carga horária de 16 horas, a capacitação aborda os conteúdos: Higiene e Saúde na Manipulação de Alimentos; Segurança e Saúde no Trabalho – prevenção de acidentes; Cuidados com o meio Ambiente; Preparação dos Ingredientes; Embalagem e Armazenamento; e desenvolvimento de receitas de diversas tortas e docinhos.

“Este é o primeiro curso do SENAR ofertado para essa comunidade, que já fez outras oficinas de gastronomia elaboradas pela Emater. A proposta da Secretaria é valorizar as iniciativas das comunidades que, unidas, demandam por cursos ou oficinas nas mais diversas áreas de formação”, salientou o secretário da pasta, João Carlos da Silva.

Em parceria com o SENAR, a comunidade da Eulália Alta recebe o Curso de Informática – Excel Básico Gestão Rural, com duração de 24 horas, ministrado pelo instrutor Wolney Luersey. Dentre os temas abordados estão: Conhecimento do ambiente do Excel; Planejamento, criação, edição e formatação de planilhas eletrônicas; Inclusão de imagens e figuras; Construção de cálculos com fórmulas; Criação de fórmulas para cálculos específicos (fluxo de caixa, custos de produção, controle de estoque e planejamento de atividades); Trabalho com bases de dados no Excel; e Criação de gráficos. A capacitação iniciou nesta segunda-feira, 23, e segue até esta quarta, 25.

Nesta sexta-feira, 27, a Comunidade de Faria Lemos também será contemplada com o curso de “Tortas de Docinhos Caseiros”, com término no dia 28.

Interessados em participar dos cursos podem organizar um grupo em sua comunidade e solicitar mais informações na SMDA pelo telefone: (54) 3055-7107.

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/SMDA




Deixe uma resposta