CIC-BG disponibiliza currículos de estudantes para empresas com vagas de estágio

80

Associados a entidade podem utilizar o Depe para solicitar candidatos. Jovens têm no serviço um aliado para se colocar no mercado de trabalho

Excelente oportunidade para ingresso no mercado de trabalho, uma vaga de estágio pode significar a porta de entrada para um competitivo sistema mercantil. Além de possibilitar ao estudante aliar a aprendizagem no meio escolar ou acadêmico à prática, o período de estágio é importante para aprimorar conhecimentos e crescer gradativamente na carreira escolhida. Porém, a falta de alinhamento entre o banco de currículos e a procura de empresas por novas contratações emperra o processo de inserção no mercado.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), há cerca de um milhão de estagiários contratados no país – sendo 740 mil para o ensino superior e 260 mil para o ensino médio e técnico. Contudo, o potencial de possíveis estagiários chega a 18 milhões, ou seja, apenas 5,5% deles conseguem estagiar. Para facilitar a aproximação entre empresas e candidatos, o Departamento de Educação Profissional e Estágios (Depe) do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves busca a atualização constante de seu banco de dados.

O objetivo é favorecer a formação de profissionais cada vez mais capacitados para as funções exigidas no meio corporativo – e, dessa forma, garantir aos setores mão de obra qualificada para suprir suas necessidades competitivas. O Depe mantém seu compilado de currículos à disposição dos associados do CIC-BG. “Nosso compromisso enquanto entidade representativa da classe empresarial é mediar esse processo tão importante para o desenvolvimento socioeconômico do município Vemos constantemente empresas que buscam novos colaboradores para fortalecer o seu quadro e, de outro lado, jovens dispostos a aprender e evoluir profissionalmente”, pontua o presidente da CIC-BG, Elton Paulo Gialdi.

Entenda como funciona

Estudantes maiores de 16 anos, de ensino médio, cursos técnicos e nível superior, podem enviar seus currículos e atestado de frequência escolar para o cadastro no Depe. A partir de então, o departamento direciona os candidatos para entrevistas conforme as vagas disponibilizadas e o perfil pessoal de cada um – com atividades compatíveis com o curso de formação. Para empresas associadas ao CIC-BG, a taxa cobrada é de 12% sobre o valor da bolsa-auxílio concedida ao contratado. Já para os não sócios, a taxa é de 22%.

Os currículos de interessados em possíveis vagas de estágio podem ser enviados diretamente para o e-mail depe@cicbg.com.br. O telefone para mais informações é (54) 2105.1999.




Deixe uma resposta