Coronavírus: não existe indício de contágio por alimentos, mas cuidados devem ser adotados

0

Segundo estudos da Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos, não existem indícios que o novo coronavírus seja transmitido por meio de comidas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) também avalia que o vírus precisa de um hospedeiro – animal ou humano – para se multiplicar, com base em outras epidemias históricas do Coronavírus.

Pesquisas epidemiológicas detalham que a dinâmica da pandemia mostra que a transmissão tem ocorrido de pessoa a pessoa. Deste modo, o contágio ocorre pelo contato próximo com um indivíduo infectado ou por contágio indireto. Ou seja, por meio de superfícies e objetos contaminados, principalmente pela tosse e espirro de pessoa infectadas.

Estudos apontam que o vírus pode persistir por poucas horas ou vários dias, a depender da superfície, da temperatura e da umidade do ambiente, mas é eliminado pela higienização ou desinfecção. Assim, a Vigilância Sanitária de Farroupilha aponta cuidados importantes na manipulação de alimentos. Estes hábitos de higiene também previnem uma série de outras doenças.

Cuidados que devem ser adotados com alimentos:
– Quem manipula alimentos, deve lavar as mãos frequentemente com água corrente e sabão líquido.
– Manter as unhas curtas, sem esmaltes, e sem adornos que possam acumular sujeiras, tais como anéis, relógios e pulseiras.
– Não conversar, espirrar, tossir ou cantar em cima dos alimentos, superfícies ou utensílios de cozinha.
– Limpar as superfícies e utensílios que entram em contato com os alimentos usando produtos de limpeza devidamente regularizados na Anvisa.
-Cozinhar bem os alimentos, uma vez que os agentes transmissores da doenças são sensíveis ao calor. No caso de alimentos consumidos crus, é necessária atenção redobrada com a procedência e a higiene.
-Não usar ou comprar produtos com a embalagem amassada, estufada, enferrujada, trincada, com furos ou vazamentos, rasgadas,abertas ou com qualquer tipo de defeito. Limpe bem as embalagens antes de abri-las.

ASCOM- PMF

JC- Antoniéla Fonseca