CRISTIANISMO – Pastor Ednir Gomes Igreja Assembleia de Deus

0

Amados leitores, iniciaremos a partir desta edição, com a graça e cooperação do Senhor Jesus, abordar um tema muito importante, por se tratar dos ensinos a um povo que toma como exemplo, as recomendações do seu próprio criador. A palavra cristianismo não ocorre na Bíblia, porém a palavra-raiz “cristão/kristianós,” aparece três vezes no Novo Testamento: Atos 11:26, 26:28 e I Pedro 4:16.

Na narrativa de Lucas, feita em Atos dos Apóstolos, o termo é usado por pessoas que não eram cristãs para designar os seguidores de Cristo. Daí deduz-se que, cristianismo é a doutrina ou ensino que norteia/orienta o povo cristão.
Para podermos abordar tal assunto é necessário conhecermos a história da Igreja Cristã. Esta história é a mais ampla das disciplinas que trata do passado cristão. É o estudo da sua caminhada e desenvolvimento através dos séculos, em muitas áreas diferentes: missões e expansão geográfica; culto e liturgia; espiritualidade e vida cristã prática; estrutura e forma de governo; pregação e arte sacra; relacionamento com a sociedade, a cultura e o Estado. Enfim, pode-se afirmar que a história da Igreja inclui tudo o que ela representa e faz no mundo.
Primeiramente, o que é Igreja Cristâ?
O termo Igreja vem do grego ekllesia, literalmente – “os chamados para fora.” Tanto no uso clássico como na Septuaginta significa “reunião”. Das 115 ocorrências da palavra referida nas páginas do Novo Testamento, pelo menos 111 referem-se à Igreja Cristã. A ênfase não recai sobre um lugar ou prédio, mas a um agrupamento de pessoas com o propósito de cultuar e ter comunhão, juntos; Mateus 16:18”… sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; nesse sentido, quando a reunião termina a ekllesia não existe mais;
Porém, existe a “igreja local”; este tema contrasta com a ideia anterior: o foco está no povo, nas pessoas e não na reunião; o uso mais numeroso desta palavra é para uma congregação ou comunidade local de cristãos: “Atos 11:26” – E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja e ensinaram muita gente. Em Antioquia, foram os discípulos, pela vez, chamados cristãos.
Entretanto, o significado mais profundo, a expressão mais marcante e extraordinária de ekllesia/igreja é: “O Corpo de Cristo” – Igreja Universal, o organismo espiritual composto de todos os regenerados através da fé em Jesus Cristo. O apóstolo Paulo declara: “I Coríntios 12:27” – Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular. “Efésios 5:29,30” – Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à Igreja; porque somos membros do seu corpo.
Assistam nossas reuniões: Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Rua Duque de Caxias, 182 – Bairro São Francisco em Garibaldi/RS: Domingos , 19hs – Cultos Públicos; Terças Feira, 19:30hs – Cultos de Ensino; Quinta Feira, 19:30hs – Cultos de Libertação.
Até a próxima edição.