Dicas para reformas de banheiro e cozinha.

0
143
Profissional especializado em hidráulica e elétrica dá orientações de como evitar dores de cabeça na tão sonhada reforma.
Com a pandemia, muitas famílias aproveitaram esse período para ajustar as pendências do lar. Um dos locais mais utilizados são o banheiro e a cozinha, e que podem demandar uma atenção especial e especializada. Para evitar surpresas desagradáveis, o GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços, contou com a experiência de George Argolo, profissional de hidráulica e elétrica em São Paulo, que preparou algumas dicas importantes para quem está reformando ou pretende começar a “mexer” nestes ambientes. Confira a seguir:

 

Não contrate vários profissionais ao mesmo tempo
O ideal é contratar um profissional híbrido para fazer o serviço completo. Contratar dois ou mais profissionais, além de significar um custo maior, pode aumentar o tempo de conclusão da reforma e quanto menos pessoas, mais seguro por causa da pandemia. É imprescindível que o profissional tome os devidos cuidados para evitar a disseminação do coronavírus. Por isso, o especialista recomenda usar uma solução sanitária nos pés, máscara e luvas para descarte e segurança de todas as pessoas.

Atente-se à quantidade de tomadas
A quantidade de tomadas deve ser pensada de acordo com o número de eletrodomésticos que ficam ligados 24h, como fogão e geladeira, além dos que são usados esporadicamente, como liquidificador e batedeira. O indicado é ter no mínimo três tomadas para os eletrodomésticos fixos; uma de cada lado do tampo da pia, para os avulsos; e outra abaixo do tampo para uma lava-louças, que exige uma voltagem maior. E cerca de seis tomadas, no mínimo, no caso da cozinha, ou mais dependendo das necessidades de cada família.

Como definir a instalação de tomadas
Tomadas de potências diferentes exigem instalações diferentes. O ideal é ter em mente quais aparelhos serão usados no ambiente em questão. Em um circuito único, o aparelho que consome mais energia acaba fazendo com que o que menos consome, atue com menor eficiência.

Saiba quais eletrodomésticos serão instalados
Alguns equipamentos, como lava-louças e forno elétrico, exigem um circuito independente. Essa especificação é descrita no próprio manual do eletrodoméstico, mas alguns engenheiros podem exigir a instalação independente também. O ideal é projetar todas as necessidades antes de iniciar a reforma para evitar problemas posteriores.

Tenha o projeto em mãos
Nele estão descritos todos os pontos elétricos e tubulações da casa. Sem o projeto, a chance de ter uma grande surpresa na reforma é quase garantida. Uma dica para esses casos é tentar desenhar um rascunho junto com o proprietário e não se esquecer que, ao concluir a construção de uma casa, é extremamente necessário guardar bem o projeto, já que nas reformas ele é indispensável para os profissionais contratados.

Prefira marcas conhecidas
Evite usar marcas de equipamentos desconhecidos pelo baixo custo. No final das contas, o prejuízo fará com que você tenha que investir mais de qualquer forma na parte elétrica.

Escolha bem o sifão das torneiras
O sifão ideal varia conforme as condições da instalação. O sanfonado é o mais versátil, ele faz a curva para atender à necessidade, por isso é o mais indicado para pias de cozinha e banheiro.

Pense na economia
Nas descargas, opte pela instalação de uma caixa acoplada. Ela é a mais indicada para controlar o volume de água dispensado em cada descarga (controle por botões que dispensam mais e menos água).

Não se esqueça da iluminação
A luz fria é a mais indicada para os banheiros por não permitir aquecimento e ter maior durabilidade. Mas não se esqueça que a claridade pode variar conforme a potência de cada lâmpada.

Sobre o GetNinjas
Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis, que são realizados por profissionais de diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros, e que atendem presencialmente e de forma remota. O GetNinjas, listado em 2021 no Novo Mercado da B3, foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.