Notícias de Bento – Identidade da 35ª Feira do Livro é divulgada 

0

A Feira do Livro de Bento Gonçalves está confirmada em 2020. A 35ª edição, no entanto, será bem diferente dos anos anteriores. Dessa vez, a feira será realizada 100% online entre 07 e 18 de outubro. Com a patrona Letícia Wierzchowski já confirmada, nesta quarta-feira,23, foi apresentada a identidade visual do evento.

O tema será “Uma feira feita de histórias”- em comemoração aos 80 anos da Biblioteca Pública Castro Alves. O material foi idealizado com coordenação da professora Aline Fagundes, do curso de Design da UCS. A pesquisa foi desenvolvida pelos alunos Ana Carolina Marques Ramos, Mateus Pasinatto Scopel e Santiago Corso Scola.

O cartaz no estilo contemporâneo traz uma colagem de ideias, sensações, demonstrando o lado multissensorial do livro físico. O objetivo é demonstrar a biblioteca como guardiã das obras físicas com elementos culturais. No material podem ser observados a figura do escritor Castro Alves, o carimbo, a ficha de empréstimos e um leitor digital, com um texto do escritor, que denomina a Biblioteca pública, escondido.

Para a professora Aline Fagundes “o diferencial foi uma pesquisa temática sobre a importância da Biblioteca, ela no imaginário das pessoas e a relação com a literatura. Por mais que a gente saiba que existe uma digitalização ao acesso de obras, partimos para algo do imaginário, a biblioteca que conhecemos quando éramos jovens, um espaço de comunidade e coexistência”, destaca.

Foram entrevistadas, de forma virtual, para o material a bibliotecária Eunice Pigozzo e a historiadora Cristine Tedesco. Além do apoio da bibliotecária Paula Porto.
A 35ª Feira do Livro é realizada através da Lei de Incentivo a Cultura, pela Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretarias de Cultura e Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Fecomércio RS, SESC. Apoio Vem Delivery, Hotel Vinocap, Universidade de Caxias do Sul. Patrocínio Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul- Sulgás, Anderle Transportes, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal- Pátria Amada Brasil.

A programação da feira será lançada nos próximos dias.