SECULT E CMPC ALINHAM AÇÕES PARA REALIZAÇÃO DOS FÓRUNS SETORIAIS DE CULTURA

0
86

Na manhã desta quarta-feira, 17, ocorreu uma reunião na Fundação Casa das Artes para alinhar as ações para a realização dos próximos Fóruns Setoriais de Cultura. Indígenas, dançarinos, atores, atrizes, artistas plásticos, escultores, museólogos, escritores, folcloristas, entre outros trabalhadores da Cultura estão convocados para participar do evento que vai ocorrer de 22 a 26 de março.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Política Cultura, Vinícius Nardi, é importante os agentes culturais setoriais participarem porque é preciso cada vez mais fortificar e ampliar o diálogo: “com a pandemia, ficou mais evidente que o setor da Cultura vai além do espetáculo. Há todo um processo que, muitas vezes, fica invisível aos olhos. É preciso conscientizar que o técnico de som, a senhora que confecciona dressa, e a prenda, por exemplo, fazem parte deste universo, e precisam saber que seu papel é essencial para a continuidade, promoção e difusão de seu ofício”.

Os Fóruns deverão ser realizados durante uma semana possibilitando assim maior participação e maior debate para aos segmentos. Para ter direito a eleger seu representante, na ocasião é preciso ter no mínimo 10 representantes, devidamente credenciados, nas seguintes áreas:

– Artes Cênicas

– Música

– Folclore, Tradicionalismo Gaúcho e Culturas Populares

– Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura

– Etnias

– Sistema Municipal de Museus

– Sistema Municipal de Equipamentos Culturais

– Áudio Visual e Áudio

– Dança

– Artesanato

– Cultura Afro-Brasileira

. Artes Visuais ou Plásticas

– Empresas, Produtores, Empreendedores, Agentes e Trabalhadores da Cultura

– Sistema Municipal de Patrimônio Cultural

– Sistema Municipal de Arquivo Público e Histórico

 

No dia 27 de março ocorre à plenária onde será apresentado o novo Conselho Municipal de Política Cultural e eleita a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura.

 

A eleição dos representantes de cada segmento sem representatividade e/ou com mandatos a vencer será realizada nos Fóruns e aprovada pela maioria simples dos participantes credenciados. A indicação do membro da CMIC será realizada nos Fóruns e a eleição se dará na plenária do dia 27 de março e será aprovada pela maioria simples dos participantes credenciados.

 

“Os Fóruns Setoriais de Cultura são uma ferramenta democrática para a cidadania cultural. Neles, vivencia-se a realidade de cada segmento, suas demandas, o que precisa ser melhorado. É um processo conjunto que respeita a diversidade do mapa da Cultura de Bento Gonçalves”, ressalta o Secretário de Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares.

 

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/SECULT