Junho Violeta conscientiza sobre violência contra o idoso

O próximo sábado, 15 junho, é lembrado como o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Além de sensibilizar a comunidade para o combate à violência, a iniciativa visa garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e digna.

Para isso, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, está realizando rodas de conversa em oito grupos de convivência da terceira idade, pela campanha Junho Violeta.

Além de dicas e orientações, os participantes recebem o laço com a cor que simboliza a mobilização e material informativo sobre os tipos de violência e golpes que têm essa faixa etária como alvo.

No último ano, cerca de 25 pessoas com idade entre 60 e 80 anos foram vítimas de estelionato em Garibaldi. Anualmente, cerca de 2 milhões de idosos são vítimas de agressões no Brasil.

“Percebemos que muitos têm receio de fazer a denúncia, pois as agressões podem acontecer dentro da própria casa. Mas incentivamos que eles tenham coragem, pois o serviço é sigiloso”, informa a assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Zélia Ló Guiot.

Denúncias podem ser feitas ao CREAS pelos telefones (54) 3462 8272 e 3462 8275.

Crédito das fotos: Priscila Pilletti




Deixe uma resposta

hasiltogel.xyz