Notícias de Garibaldi – Prefeitura orienta medidas de prevenção ao Aedes Aegypti

0
46

O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por isso a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Em Garibaldi, os agentes de combate a dengue realizam trabalho de conscientização e eliminação de possíveis criadouros do mosquito. A orientação é que os moradores mantenham caixas d´água, poços, barris, lixeiras e outros depósitos de água bem fechados; retirem os pratos dos vasos, ou coloquem areia naqueles que ficam no interior da residência; as piscinas devem ser tratadas corretamente, se não o fizer, mantenha-a coberta; troque semanalmente a água dos bebedouros de animais, lavando-os com escova.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os munícipes devem ficar atentos aos sintomas de dengue, e se necessitar, deve-se buscar o Posto de Saúde mais próximo ou PAM. Entre os sinais estão: febre, dores de cabeça, musculares, nos olhos e articulações; manchas avermelhadas na pele semelhante às da rubéola; náuseas e vômitos.

Os agentes da Vigilância Ambiental relatam que o maior problema enfrentado hoje são as caixas d´água nas residências, por estarem fechadas de forma incorreta. O correto é colocar a telinha de proteção e fechar  bem a tampa e o ladrão, para assim evitar a proliferação do mosquito. Nesta semana, os Agentes estão realizando a LIRAa (Levantamento Rápido de índices para o Aedes aegypti) no Município. No LIRAa é sorteado em cada bairro algumas residências para os Agentes de Combate a dengue estarem fazendo a visita.

De acordo com a Secretaria foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti em quatro pontos da cidade, bairros São Francisco, Chácaras e Simonaggio.

Para os agentes, a dificuldade em combater o mosquito Aedes aegypti é que os ovos podem resistir, por até 500 dias, sem estar em contato com a água.
Em caso de dúvidas ou denúncias, deve-se entrar em contato, através do telefone (54) 3462-8270.

Assessoria de Comunicação Social