O que está em jogo para o Clube Esportivo na Copa do Brasil 2021

0
125
 

O que está em jogo para o Clube Esportivo na Copa do Brasil 2021

Equipe estreia na competição nacional nesta quarta-feira (17) buscando avançar de fase e garantir mais investimentos em sua estrutura e participação no Campeonato Brasileiro Série D

Para repetir o sucesso conquistado na participação inédita na Copa do Brasil de 2005, o Clube Esportivo Bento Gonçalves entra em campo nesta quarta-feira, dia 17, diante do Clube do Remo-PA, com um único objetivo: vencer. O triunfo significa muito mais do que igualar o feito de quase 16 anos atrás, quando o time chegou à segunda fase da competição nacional – simboliza a possibilidade de garantir investimentos em sua estrutura e até mesmo completar o orçamento para confirmar presença no Campeonato Brasileiro Série D em 2021.

Para concretizar esse sonho, o clube adentrou a semana decisiva com foco total na preparação para a partida. Dentro de campo, o técnico Luiz Carlos Winck alinha os últimos ajustes com os jogadores que vêm disputando o Campeonato Gaúcho. Nos bastidores, a direção projeta as possibilidades que podem se tornar realidade com a passagem de fase.

“Além do resultado financeiro, a Copa do Brasil enaltece todo o trabalho que vem sendo feito. Hoje, estamos sendo vistos por todo o Brasil. É um momento muito importante para o clube, são quantias elevadas que estão em jogo, que nos permitem ampliar os investimentos”, pontua o presidente alviazul, Laudir Miguel Piccoli.

A ideia é potencializar ainda mais os recursos destinados para as categorias de base – que, atualmente, contam com crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos, na Escola de Futebol, e jovens de até 17 anos nas categorias que lançam atletas para o elenco profissional. “Nossa intenção é investir ainda mais em estrutura e profissionais. Fazer com que a base alimente o time principal, que os jogadores adquiram uma identidade. E, nesse sentido, a Copa do Brasil é fundamental”, acrescenta.

Outro ponto importante é a participação na Série D. “Passando de fase, poderemos participar. No momento, estamos com 50% do orçamento para a competição. Com a cota da segunda fase, chegaremos aos 100%, garantindo um orçamento mais folgado”, explica Piccoli. O Esportivo faz parte dos times do Grupo III, na ordem do Ranking da CBF. Por isso, caso supere o Remo, receberá R$ 675 mil como bonificação.

O que será preciso para avançar de fase

De acordo com o formato atual da competição, a primeira fase é disputada em jogo único, com mando de campo do clube menor ranqueado pela CBF. Assim, no jogo em Bento Gonçalves, a vitória garante o Esportivo na próxima fase – empate ou derrota elimina os donos da casa. Se avançar, encara o vencedor do confronto entre Guarany de Sobral-CE e CSA-AL. A partida está marcada para às 20h desta quarta-feira, dia 17.

Histórico na Copa do Brasil

Essa será a segunda vez que o clube disputa a Copa do Brasil. A participação inédita ocorreu em 2005. Naquele ano, o Esportivo enfrentou o Londrina na primeira fase. Foram dois confrontos: o primeiro vencido pelo Alviazul por 4 a 1, em Bento Gonçalves, e a partida da volta com triunfo dos paranaenses pelo placar de 2 a 0. Avançando para a segunda etapa, o adversário foi o Fluminense. No emblemático confronto, os bento-gonçalvenses foram superados por 2 a 1 no jogo de ida e por 1 a 0 no embate de volta – no lendário estádio do Maracanã.

Ficha do jogo

O que: Esportivo x Clube do Remo-PA, pela Copa do Brasil 2021

Quando: quarta-feira, dia 17, às 20h

Onde: estádio Montanha dos Vinhedos (com portões fechados)

Arbitragem: Árbitro – Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ); Auxiliares – Michael Correia e Daniel do Espirito Santo Parro (RJ). Quarto árbitro – Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS)

Transmissão: CBF TV (por meio do link https://mycujoo.tv/pt-br/)

Crédito das imagens: Kévin Sganzerla