Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves prepara programação intensa para a Semana Santa 2021

0
169
 

Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves prepara programação intensa para a Semana Santa 2021

Santuário Diocesano Santo Antônio terá Missas e demais celebrações com a presença limitada de público; comunidade também poderá acompanhar as transmissões ao vivo e participar segunda edição do projeto Páscoa nas Casas

A Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, atenta às normativas civis e diocesanas, acerca da pandemia da Covid-19, está preparando uma intensa programação para a Semana Santa 2021. De acordo com as orientações da Diocese de Caxias do Sul, haverá a possibilidade de celebrar o Domingo de Ramos, a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira da Paixão, do Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa, com a presença de fiéis, em número limitado de 30 pessoas, no Santuário Santo Antônio. Ao longo destes dias, serão realizadas transmissões pelas redes sociais e também pela Rádio Difusora 890AM (confira programação abaixo).

No Domingo de Ramos, 27 e 28 de março, as Missas no Santuário Santo Antônio acontecem em seus horários normais, sendo no sábado às 18h e domingo, às 07h, 08h30min, 10h e 18h. É importante salientar que os fiéis devem levar seus ramos para serem abençoados e, desta forma, não haverá distribuição nas dependências da Paróquia, conforme orienta a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nas celebrações do Domingo de Ramos acontece também a coleta da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, gesto concreto que possibilita a manutenção de ações de cuidado com a vida em nível local e nacional.

Durante toda a Semana Santa, haverá coleta de alimentos para a Casa Pão dos Pobres. Um cesto estará diante do altar durante o tempo em que o Santuário estiver aberto, para depositar as doações, como gesto concreto das práticas quaresmais. De segunda a quarta-feira, as Missas diárias serão celebradas às 18h e também na quarta-feira, ao meio-dia.

Na Quinta-feira Santa, 1º de abril, a Missa da Ceia do Senhor, que recorda a Instituição da Eucaristia, será celebrada às 18h, com transmissão pelas redes sociais e igual presença de público limitado a 30 pessoas.

 A Sexta-feira da Paixão, 02 de abril, terá momentos de oração às 09h, com a Via Sacra e às 15h será realizada a Celebração da Paixão. Às 18h, será veiculada exclusivamente pelas redes sociais da Paróquia a Via Dolorosa da Cidade. Neste dia acontece a coleta para a Terra Santa, que auxilia as comunidades cristãs para que possam continuar com sua presença naquelas terras. Os recursos ajudam a manter abertas escolas e estruturas assistenciais a todos os cidadãos, para uma educação humana, a convivência pacífica e o cuidado, sobretudo, dos pequenos e mais pobres.

O Sábado Santo, 03 de abril, terá às 09h a oração do Ofício das Leituras e das Sete Dores de Nossa Senhora. Às 18h, será celebrada a Vigília Pascal, com a proclamação da Páscoa do Senhor. Ambos os momentos serão transmitidos pelo Facebook, YouTube e Instagram da Paróquia Santo Antônio. E no Domingo de Páscoa, as Missas seguem os horários normais, às 07h, 08h30min, 10h e 18h.

Projeto “Páscoa nas Casas”
Diante da situação, a Paróquia propõe a segunda edição do projeto Páscoa nas Casas, que tem o objetivo de ajudar os fiéis a celebrarem a Semana Santa com intensidade, a partir de símbolos colocados em destaque em suas residências. Entre os sinais está a colocação dos ramos nas portas e janelas das casas, junto do símbolo preparado pela CNBB Sul 3 para a Páscoa, enviado aos dizimistas da Paróquia e ainda disponível junto à porta lateral do Santuário Santo Antônio.

Além disso, é proposto preparar um espaço para a imagem da Santa Ceia e do crucifixo, além de ornamentar uma vela que será o círio pascal da família. A comunidade é convidada a compartilhar fotos dos símbolos, nas redes sociais. A orientação é postar as fotos nos comentários da transmissão pelo Facebook da Paróquia ou enviar pelo Instagram. Ao compartilhar as fotos, é possível usar #SemanaSantaDioceseCaxias

Confira a programação da Semana Santa 2021, no Santuário Santo Antônio

Dia 27 de março | Sábado
18h – Missa com bênção dos ramos (transmissão pelo Facebook, YouTube e Instagram @ParoquiaSantoAntonioBG)

Dia 28 de março | Domingo
07h – Missa com bênção dos ramos
08h30min – Missa com bênção dos ramos (transmissão pela Rádio Difusora 890AM)
10h – Missa com bênção dos ramos
18h – Missa com bênção dos ramos (transmissão pelo Facebook, YouTube e Instagram @ParoquiaSantoAntonioBG)

Símbolo da Páscoa nas Casas
Colocar na porta ou no portão da sua casa (em lugar bem visível) alguns ramos de oliveira ou palmas e também com o símbolo preparado pela CNBB Sul 3 (entregue aos dizimistas da Paróquia). Marcar a casa é uma característica do povo de Deus.

——————————————-

Dias 29, 30 e 31 de março | Segunda, terça e quarta-feira da Semana Santa
18h – Missa diária (transmissão pelo Facebook, YouTube e Instagram @ParoquiaSantoAntonioBG)
Na quarta-feira, dia 31, também haverá Missa às 12h

Símbolo da Páscoa nas Casas
Durante esses dias, estaremos realizando a coleta de alimentos para a Casa Pão dos Pobres. Um cesto estará diante do altar durante o tempo em que o Santuário estiver aberto, para depositar as doações, como gesto concreto das práticas quaresmais.

—————————————–

Dia 1º de abril | Quinta-feira Santa
18h – Missa da Ceia do Pão e da Instituição da Eucaristia (transmissão pelo Facebook, YouTube e Instagram @ParoquiaSantoAntonioBG)

Símbolo da Páscoa nas Casas
Preparar, num lugar bem visível da casa, um pequeno altar com a imagem da Santa Ceia (se for possível). Recorda o serviço e a doação de Jesus, que se eterniza na Eucaristia. Fazer uma prece pelos profissionais que se doam e zelam pela vida.

—————————————–

Dia 02 de abril | Sexta-feira da Paixão
09h – Oração da Via Sacra (transmissão pela Rádio Difusora 890AM)
15h – Celebração da Paixão do Senhor  (transmissão pelo Facebook, YouTube e Instagram @ParoquiaSantoAntonioBG)
18h – Via Dolorosa da Cidade (transmissão pelo Facebook, YouTube e Instagram @ParoquiaSantoAntonioBG)

Símbolo da Páscoa nas Casas
Preparar, num lugar bem visível da casa, um crucifixo (com a imagem de Jesus) e um pano vermelho. Os símbolos lembram a Paixão do Senhor e o jejum e abstinência de carne. Conservar o dia de silêncio e oração.

Dia 03 de abril | Sábado Santo
09h – Ofício das Leituras e Oração das Sete Dores de Nossa Senhora (transmissão pelo Facebook, YouTube e Instagram @ParoquiaSantoAntonioBG)
18h – Missa da Vigília Pascal (transmissão pelo Facebook, YouTube e Instagram @ParoquiaSantoAntonioBG)

Símbolo da Páscoa nas Casas
Preparar, num local visível da casa, uma vela ornamentada com uma cruz. Será o Círio Pascal da Família. Colocar junto a esse espaço um recipiente com água e um ramo para a renovação das promessas do Batismo, na Liturgia Batismal.

—————————————–

Dia 04 de abril | Domingo da Páscoa da Ressurreição
07h – Missa da Páscoa da Ressurreição
08h30min – Missa da Páscoa da Ressurreição (transmissão pela Rádio Difusora 890AM)
10h – Missa da Páscoa da Ressurreição
18h – Missa da Páscoa da Ressurreição (transmissão pelo Facebook, YouTube e Instagram @ParoquiaSantoAntonioBG)

Símbolo da Páscoa nas Casas
Em Cristo a vida vence! Cristo vive e te quer vivo! Por isso, é importante preparar um ambiente festivo em casa, porque é a festa da vida, a celebração da família.

 

por
Felipe Michelon Padilha