Proamb investe em equipamento para ampliar análise de águas e efluentes

0

Um dos mais modernos laboratórios de análise de águas e de efluentes do Estado acaba de ampliar sua capacidade técnica de investigação. O Centro de Análises Ambientais, da Fundação Proamb, em Bento Gonçalves, investiu cerca de R$ 400 mil na aquisição de um cromatógrafo iônico.

Importado da Suíça, o aparelho utiliza a técnica de cromatografia líquida com detector iônico e amperométrico para quantificação de cátions e ânions. Isso significa que o equipamento separa, identifica e quantifica os constituintes das amostras.

O cromatógrafo, explica a engenheira química Marilu Wirti, introduz o Centro à novas possibilidades de análises. “Estamos ampliando o nosso escopo em novos parâmetros (Glifosato, Ampa, Brometo, Clorito, Bromato, Clorato)”, comenta. A aquisição do novo equipamento, segundo ela, também aperfeiçoará outros parâmetros que já eram atendidos pela unidade da Proamb. “O equipamento permite novas metodologias, garantindo maior precisão para as análises que fazíamos (Fluoreto, Cloreto, Nitrato, Nitrito, Fosfato, Sulfato, Cianeto e Sulfeto)”, garante a supervisora do Laboratório.

 

Esses compostos, em concentrações além das permitidas pela legislação, representam perigo tanto para o meio ambiente quanto para a saúde. Alguns dos constituintes citados, são muito utilizados no tratamento da água distribuída à população, devem ser monitorados para que os níveis estejam dentro do permitido. Na concentração adequada, são agentes que auxiliam na remoção de organismos patogênicos e de impurezas, mas se administrados em níveis além do permitidos podem acarretar problema de saúde pública. Outro são apenas contaminantes, tanto de águas para consumos humano como para águas residuais, como exemplo, é o controle de contaminações por agrotóxicos, como Glifosato e Ampa.

O cromatógrafo iônico está em processo de instalação e validação e deve entrar em operação no segundo semestre, realizando os primeiros testes nos próximos dias. Atualmente, o Centro de Análises Ambientais realiza análises em mais de 300 parâmetros para avaliar se as amostras estão em conformidade com a legislação, coletando e analisando águas e efluentes de indústrias de todos os setores produtivos. Seu complexo tem quatro laboratórios – instrumental orgânico, instrumental inorgânico, físico-químico e microbiologia – para monitoramento ambiental de águas e efluentes. Cadastrado na Fepam e reconhecido na Norma ABNT ISO/IEC 17.025, o Centro segue rigorosos padrões que normatizam a gestão laboratorial.

Para saber mais sobre a amplitude dos serviços e a diversidade de soluções que a Proamb pode oferecer a sua empresa, entre em contato pelo telefone (54) 3055.8700.