Programa Posse Responsável de Animais de Estimação contempla 920 alunos da rede municipal de ensino

192

Na última semana, os alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental prestigiaram uma palestra sobre a posse responsável dos animais de estimação, realizada pela médica-veterinária Analiz Zattera. O momento representou o fechamento do ciclo de palestras com esse tema, desenvolvido nas escolas desde o mês de maio. No total, foram aproximadamente 920 alunos contemplados com a atividade. Esta é uma ação do Programa “Posse Responsável de Animais de Estimação”, vinculado ao Projeto “Olhar Atento”.

As palestras enfatizam os cuidados necessários na adoção de animais domésticos, bem como a responsabilidade de quem opta pela adoção. Após a palestra, os alunos assistiram à peça teatral “Joãozinho e seus amiguinhos”.

Concurso Posse Responsável

Além das palestras, o Programa Posse Responsável promove o Concurso Posse Responsável, com o objetivo de colocar a escola em diálogo com esta problemática social, contribuindo para a conscientização e a adoção de atitudes responsáveis em torno da posse de animais de estimação.

A proposta do Concurso Posse Responsável 2019 é envolver as turmas de alunos de terceiro ano e seus professores na campanha de arrecadação de tampinhas plásticas. As tampinhas serão repassadas ao COMBEA – Conselho Municipal do Bem-Estar Animal, o qual destinará o recurso resultante da sua venda ao trato de animais de rua. Até o momento, foram recolhidos 1.550 quilos de tampinhas. A turma vencedora será conhecida em evento a ser realizado no dia 25 de outubro e receberá o troféu “EU AMO BICHO”, uma camiseta do programa e uma viagem de estudos.

O Programa prevê também momentos de divulgação e conscientização sobre o tema junto à comunidade e a produção de casinhas para cachorros (em parceria com a Comunidade Terapêutica), para doação a famílias que necessitam de abrigo para seus animais de estimação, conforme averiguação da Secretaria de Meio Ambiente, através do setor de fiscalização. 

A realização do Programa é resultado de uma parceria que envolve ações conjuntas do Gabinete da Primeira Dama, Secretaria de Saúde (Setor de Vigilância Ambiental), Secretaria de Educação (Projeto “Olhar Atento”), Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo.

Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/SMED




%d blogueiros gostam disto: