Dicas valiosas para fazer o brigadeiro perfeito

0

Fazer brigadeiro é fácil, mas existem algumas dicas que podem torná-lo perfeito. Quer ver só?
Ele é o rei das festinhas de aniversário, companheiro para as horas de filme, aliado da TPM… Sim, estamos falando dele: o brigadeiro! Quem diria que uma receita criada para uma campanha de um candidato à presidência em 1956, que possuía a patente de brigadeiro e que deu nome ao doce, faria um sucesso descomunal?
Se você não sabia da origem desse doce, foi assim mesmo que ele foi criado. Graças a um brigadeiro temos o doce mais querido de todo o Brasil – por que choram, estrangeiros? É muito bom poder fazer brigadeiro para acompanhar algum momento especial, para matar a vontade de comer um docinho e alegrar a vida. E a receita por si só não é difícil: leite condensado, chocolate em pó e manteiga.
No entanto, existem algumas dicas valiosas para fazer brigadeiro e deixar essa receita ainda melhor do que ela já é. Muitas coisas podem interferir no resultado final do seu doce. Separamos alguns truques para que você não erre no ponto e se enrole todo aí com a receita – sim, foi um trocadilho péssimo, mas é por uma boa causa. Segue as dicas e prepare o melhor brigadeiro da sua vida!
Escolhendo os ingredientes
A escolha de ingredientes interferem diretamente no resultado final da sua receita. Por isso, é importante que você selecione os melhores se quiser um brigadeiro à altura. Prefira o leite condensado de melhor qualidade para fugir do açúcar cristalizado. Assim, quando ele ficar pronto vai ficar sempre macio. Esqueça a margarina e dê uma chance a manteiga, ela acentua o sabor dos outros ingredientes. Outra dica é fugir do achocolatado, prefira o uso do chocolate em pó, vai deixar a receita muito menos doce e você aproveita mais o sabor do chocolate. Quando você opta pelo achocolatado, é muito mais difícil de conseguir acertar o ponto.

De olho na panela
Você já parou para pensar que pode nunca estar acertando o ponto do brigadeiro por conta da panela? Sim, ela pode te ajudar ou te atrapalhar ao fazer o brigadeiro – e diversas outras receitas também. Escolha panelas de fundo grosso, que espalham o calor de maneira mais uniforme que as panelas convencionais. Você pode fazer em uma panela de inox ou de ferro. Panelas de fundo fino recebem o calor de forma muito direta, o que pode queimar o seu brigadeiro.
Acertando o ponto
Basicamente existem dois pontos do brigadeiro mais comuns: o ponto de colher e o de enrolar. Se você vai assistir um filme no final de semana e quer comer um brigadeiro na panela mesmo, basta deixar no fogo por cerca de 10 minutos para que, ao esfriar, ele fique em uma consistência cremosa. Agora, se surgiu aquela festinha surpresa de aniversário e você ficou encarregado de levar o brigadeiro, segue regra de ouro: mexa até o brigadeiro desgrudar do fundo da panela.