Rede de Farmácias São João se une a grandes empresas para criação da Aliança Empresarial Norte RS

0

A aliança de oito empresas e uma instituição de ensino superior busca resolver demandas regionais com a criação de novos negócios e investimento em tecnologia

A Rede de Farmácias São João se uniu a grandes empresas e a IMED, instituição de ensino superior, para criar o Programa Aliança Empresarial Norte RS, lançado nesta terça-feira (17), em Passo Fundo – RS. A estratégia é estimular invenções com o uso da tecnologia, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, trazer resultados positivos para empresas, empreendedores e jovens pesquisadores, contribuindo para geração de empregos e desenvolvimento econômico.

“Fazer parte da Aliança Empresarial é uma forma de estimularmos e desenvolvermos oportunidades de melhoria contínua em nossas organizações, junto com a IMED, uma instituição de ensino referência, com a liderança e o entusiasmo da Dra. Márcia Capellari, a mobilização de grandes empresas regionais em prol da inovação com certeza trará benefícios para a comunidade local, regional e global”, enfatiza Pedro Henrique Brair, presidente da Rede de Farmácias São João.

O novo polo regional de inovação tem como base os pilares de empreendedorismo do Vale do Silício, maior polo de tecnologia e inovação do mundo, que fica na Califórnia – Estados Unidos. Essa aliança reúne as principais empresas dos segmentos de varejo farmacêutico e de alimentos, metalmecânico, energia, agronegócios e saúde do Sul do Brasil, que juntas somam um faturamento de mais de R$ 15 bilhões e a geração de cerca de 21 mil empregos diretos. Destes, a São João é responsável por 13 mil empregos diretos em mais de 800 lojas espalhadas por mais de 200 cidades do RS, SC e PR.

“Acreditamos que com o Programa Aliança Empresarial podemos construir um portfólio de mudanças no Norte do RS. Trabalhar com os desafios dos negócios e buscar iniciativas vislumbrando eficácia operacional e redução de custos. Por isso estamos desafiando as nossas equipes a pensarem novos modelos de negócios e soluções dentro das próprias empresas com pensamento de dono, essencialmente em três pilares: competitividade, cultura e o papel das lideranças. E por esses motivos a São João já aderiu ao programa de inovação criando a São João Labs”, explica o presidente da IMED, Eduardo Capellari.

“O principal objetivo é fomentar a sinergia entre empresas, comunidade, poder público e instituições de ensino para a construção, compartilhada de ideias inovadoras”, afirma André Menegazzo, gerente de Planejamento Estratégico da Rede de Farmácias São João.

A São João, 4ª maior rede do varejo farmacêutico do país, com um faturamento anual de R$ 3 bilhões, já estabeleceu outras parcerias para conectar a academia com oportunidades do mercado, como é o exemplo da startup Doutor Call, que oferece a prestação do serviço de consultas por telemedicina.

“ A Aliança Empresarial Norte RS é um programa dentro do Hub de Inovação IMED que busca, através do alinhamento com a academia, promover inovação radical para as empresas que são mais tradicionais. O foco é contribuir com o ecossistema de inovação para potencializar esta cultura de investimento, de transformação cultural e digital. Nós temos como objetivo com a São João potencializar o cluster de saúde, focando no alinhamento e chamamento de startups que possam produzir soluções inovadoras no sentido de processos, recursos e outras tecnologias. Por isso a São João já tem hoje uma célula de inovação”, destaca a diretora-presidente do Hub de Inovação da IMED, Márcia Rodrigues Capellari.

Além da Rede de Farmácias São João e IMED, integram a Aliança Empresarial Norte RS as empresas: BSBios, Metasa, Cotrijal, Oniz Distribuidora, Grupo Grazziotin, Coprel e Hospital Ortopédico.

 

Atuação da São João no Sul do Brasil

A Rede de Farmácias São João recebeu pelo sexto ano consecutivo o prêmio Top Of Mind da Revista Amanhã, destaque na categoria mais nobre, a de Grande Empresa, e de mais lembrada do setor farmacêutico. A São João é também uma das empresas que mais emite notas fiscais eletrônicas, aproximadamente seis milhões de notas mensalmente. Com forte atuação no RS, SC e PR, a rede está investindo fortemente em expansão no número de lojas no estado do Paraná, além de inúmeras ações sociais nas comunidades onde está presente.

Foto: divulgação

Keli Karczeski

assessoria de imprensa Rede de Farmácias São João

54 99169 3227