TEM TATU AÍ ? – Primeiro livro infantil de Carlomagno é um convite a conhecer e preservar.
Por que é que nos desenhos animados só aparecem bichos de outros países?
O questionamento provoca um movimento entre os bichos da floresta para reivindicar, junto a uma emissora de televisão, o direito de também figurarem nos desenhos.
A história do livro infantil TEM TATU AÍ?, de José Otavio Carlomagno, traz uma narrativa poética com versos curtos para os pais contarem para as crianças pequenas e para leitura das crianças em fase de alfabetização. O livro tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura e apoio cultural da Guinchos Vanin.
A narrativa desfila uma plêiade de animais brasileiros, vários deles com nomes em tupi guarani, pouco conhecidos pelas crianças, estimulando-as a buscar conteúdos e a valorizar a fauna nacional. “É um chamado ambiental. Só se ama o que conhece; se conhecer vai querer proteger. A ideia é aguçar, de forma lúdica, a curiosidade das crianças pelos animais das nossas florestas, que são, em sua grande maioria, desconhecidos no universo urbano”, explica Carlomagno.
A coleção de bichos em TEM TATU AÍ? é representativa das passagens profissionais de Carlomagno em seu trabalho como engenheiro agrônomo pela Amazônia, São Paulo, Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais, onde conheceu as características de fauna e flora dos diferentes biomas.
Natural de São Paulo capital e residente em Caxias do Sul desde 2002, o autor é pai de sete filhos, dois biológicos e cinco por adoção. Enquanto os filhos cresciam, sua produção literária estava dedicada aos leitores adultos – poesias – contos, romance, entre eles Antropologia de Mim, In Sur Gente e Livro das Coisas Poentes.
A chegada dos netos (três) trouxe a inspiração para a criação desse seu primeiro livro infantil, mas outros já estão a caminho.
“Criança gosta de desenho bonito e os desenhos do Ernani Carraro são absurdamente bonitos”, declara Carlomagno apresentando a autoria das artes.
As ilustrações foram feitas em papel colorido recortado e colado. As texturas tiveram participação especial da filha Olivia Aver Carraro, 11 anos, que no início da quarentena encontrou uma forma produtiva de recreação .
“Olívia se criou dentro de um atelier e participar deste trabalho foi uma brincadeira e uma motivação para fazermos o livro juntos. Olívia só conhecia os trabalhos de aula . Esta foi a oportunidade de se divertir e ao mesmo tempo participar de um trabalho profissional. A espontaneidade criativa dela deu a autenticidade infantil ao conjunto da obra”, observa o ilustrador .
O resultado de eventuais vendas de exemplares será destinado à entidade Instituto Filhos, da qual Carlomagno é o atual presidente .
“Eu vi o Croc,
o crocodilo crocante,
um fóssil vivo
de casca grossa
que arrasta a pança,
na relva criança,
na selva da infância.”
TEM TATU AÍ?
“Partindo de uma leitura poética da natureza, o escritor José Otavio Carlomagno brinca com as palavras. Em versos rimados, que mimetizam sentimentos humanos nas vozes dos animais, duas infâncias se unem: a do adulto e a do pequeno leitor.
Com forte conteúdo imagético, e a partir de uma narrativa versificada, o autor convida o leitor a entrar em sintonia com a poética da fantasia da criança. Se os versos de Carlomagno permitem ao leitor jogar com as palavras, as ilustrações de Ernani Carraro entram em cena para combinar literatura com arte, estabelecendo conexão entre texto e imagem, para novas e criativas leituras.”
Trecho da apresentação da escritora Helô Bacichette
SERVIÇO
Lançamento de livro infantil: TEM TATU AÍ?
Texto de José Otavio Carlomagno
Ilustrações de Ernani Millan Carraro
Valor: R$ 25,00
Dia: 06/DEZ às 17h no Espaço 02
36ª Feira do Livro de Caxias do Sul
Financiamento: LIC – Lei Municipalde Incentivo à Cultura
Apoio cultural: Guinchos Vanin