Vinho tinto pode ser aliado contra Coronavírus! por Maiquel Vignatti – Sommelier

0
Vinho tinto pode ser aliado contra coronavírus!
Não é de hoje que a ciência reafirma as propriedades benéficas do vinho para seus apreciadores, sobretudo em função da presença do resveratrol – um poderoso antioxidante encontrado nas uvas – e de outros polifenóis, como taninos, flavonoides e ácidos fenólicos. Nos tintos, essas qualidades se destacam ainda mais.
Se consumido com moderação, o vinho é um importante aliado para a saúde. Nos últimos dias, inclusive, a Federação Espanhola de Enologia, em um comunicado oficial, ressaltou que os polifenóis, associados ao próprio álcool e ao ambiente hipotônico da composição (com menos solutos e mais solventes), criam uma combinação na qual a sobrevivência do vírus Covid-19 é impossível. A isso, de acordo com os especialistas, soma-se o fato de que o consumo moderado pode contribuir para uma melhor higiene da cavidade bucal e da faringe.

Então, mais do que nunca, degustar um bom vinho tinto pode ser uma experiência duplamente saudável: além de permitir um momento de relaxamento em meio ao isolamento social, também pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Aprecie um bom tinto nacional e lembre-se: estamos em alerta em todo o território nacional, então, respeite as determinações das autoridades locais e pense no bem-estar coletivo. Mantenha as medidas sanitárias de prevenção, permaneça em casa e faça a sua parte no combate ao novo coronavírus.
Um brinde ao VINHO.