Chardonnay da Nova Aliança é eleito o mais representativo da safra 2020

0

Chardonnay da Nova Aliança é eleito o mais representativo da safra 2020

Além do exemplar de vinho fino branco seco, Cooperativa teve duas distinções do tinto Tannat na Avaliação Nacional de Vinhos, realizada no sábado, 7 de novembro

O Chardonnay mais representativo da “Safra das Safras” é da Cooperativa Nova Aliança. O título de melhor exemplar de vinho fino branco seco da variedade foi anunciado na 28ª Avaliação Nacional de Vinhos, realizada no sábado, 7 de novembro.

O Chardonnay da Nova Aliança foi degustado às cegas por 64 enólogos. “Sempre estivemos na lista dos 30% mais representativos com o Chardonnay e agora conseguimos atingir o topo. Reflexo de um trabalho comprometido com a qualidade e que representa o esforço de nossos associados e funcionários”, destaca o presidente da Cooperativa Nova Aliança, Alceu Dalle Molle.

O Chardonnay safra 2020 ainda está em tanques na unidade da Cooperativa em Santana do Livramento. Esse vinho será envasado e chegará aos consumidores nas linhas Cerro da Cruz, Aliança e Santa Colina.

Além do Chardonnay, a variedade Tannat recebeu duas distinções entre os 30% mais representativos vinhos do Brasil.

Na 28ª edição, foram recebidas 395 amostras de 56 vinícolas, dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Bahia. Realizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), a Avaliação é o maior evento brasileiro do gênero, reunindo enólogos, sommeliers, enófilos, apreciadores, consumidores e jornalistas. Neste ano, pela primeira vez na história, a degustação foi online em função da pandemia.

Descrição sensorial do Chardonnay feita pela equipe de enólogos da ABE

Vinho límpido, brilhante, amarelo palha intenso com tons dourados. Aroma intenso, complexo e elegante, com destaque para frutas brancas maduras como abacaxi, banana, maçã, pêssego, frutas secas, damasco, notas de baunilha, chocolate branco, coco, tostado, café, carvalho, madeira de boa qualidade. Apresenta bom volume de boca, untuoso, com ataque doce, equilibrado e boa acidez, notas de abacaxi, pêssego, mel, baunilha, carvalho, madeira muito bem casada, completo, retrogosto com notas de frutas maduras e longa persistência.

Sobre a Nova Aliança

A Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança é fruto da união de cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha: a Cooperativa Aliança e a Cooperativa São Victor, de Caxias do Sul; a Cooperativa São Pedro e a Cooperativa Santo Antônio, de Flores da Cunha; e a Cooperativa Linha Jacinto, de Farroupilha. Hoje, a Nova Aliança conta com mais de 700 associados, distribuídos em três distintas regiões vitivinícolas: Serra Gaúcha, Encruzilhada do Sul e Campanha Gaúcha.

A Nova Aliança possui uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva da América Latina. Desde 2013, a produção de suco e, a partir de 2014, o envase de vinho e de espumante, estão concentrados na sede da Cooperativa, em Flores da Cunha.