Capacitação reforça a participação feminina na viticultura local.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, em parceria com a Emater/RS-Ascar, Embrapa Uva e Vinho e o Sicredi, contou com a participação do pesquisador Dr. Daniel Grohs, da Embrapa Uva e Vinho, que abordou a legislação vigente sobre a produção, certificação e comercialização de mudas de videira.
Durante sua palestra, Dr. Grohs detalhou o protocolo oficial para avaliação das mudas no recebimento, destacando a importância da sanidade, conformidade varietal, integridade do sistema radicular e a prevenção contra pragas e doenças quarentenárias.
O secretário de Agricultura e Pecuária, Rogério Aimi, destacou a importância da iniciativa para a valorização do papel da mulher na cadeia produtiva da uva e do vinho. “Capacitar mulheres do meio rural é investir diretamente na qualidade da produção e no fortalecimento das famílias agricultoras. É gratificante ver o engajamento e o interesse das participantes em aprimorar seus conhecimentos e contribuir ativamente com a viticultura local”, ressaltou.
Na oportunidade, também foi apresentado o Programa Nacional de Mudas de Qualidade, coordenado pela Embrapa, que assegura a rastreabilidade e a qualidade das mudas, incentivando o uso de material propagativo certificado e regularizado conforme as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Curso de Viticultura para Mulheres
O Curso de Viticultura para Mulheres tem como objetivo capacitar e empoderar as mulheres da região, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da viticultura local e fortalecendo a economia rural.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária reafirma seu compromisso em apoiar ações de formação e qualificação técnica que promovam a inclusão e o crescimento do setor agropecuário em Garibaldi.
Fotos: Henrique Thomaz Queiroz


