Temperaturas elevadas facilitam a proliferação do inseto.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça para a comunidade garibaldense os cuidados necessários para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Com a elevação da temperatura, mais focos do inseto podem surgir.

Medidas preventivas
Os munícipes devem ficar atentos a reservatórios de água parada, que funcionam como o principal ambiente para focos do inseto. Para isso, alguns pontos merecem atenção redobrada:
– Armazene garrafas vazias, baldes e vasos com o gargalo para baixo;
– Descarte corretamente o lixo;
– Elimine objetos que acumulem água parada;
– Faça limpezas e revise regularmente áreas internas e externas da residência;
– Retire os pratos dos vasos de plantas ou coloque areia até a borda;
– Mantenha caixas d’água, poços, barris e lixeiras bem vedados;
– Mantenha calhas desobstruídas e livre de folhas e gravetos;
– Trate a água da piscina com produtos.
Sintomas da dengue
Febre alta, entre 39°C e 40°C, com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, na cabeça, no corpo e nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira, são os principais sintomas da dengue.
“O nosso Departamento de Controle da Dengue e Simulídeos realiza, constantemente, diversas ações de conscientização contra o mosquito. O trabalho deles é muito importante para que mantenhamos o controle de focos, evitando a transmissão da dengue ao máximo. Mesmo assim, solicitamos o apoio da população, para que diariamente se atentem as medidas preventivas. Esse cuidado é necessário para a saúde preventiva de toda a cidade”, reforça a secretária da Saúde, Clarisse Lagunaz.


