Em Carlos Barbosa – Protótipo do Projeto Bulas é apresentado às alunas do Telecentro

Na manhã desta terça-feira, 05, as alunas Larissa Flach e Letícia Monique Grings junto a professora Marina Paim Gonçalves, da turma 302 da EEEM Elisa Tramontina, estiveram no Telecentro de Carlos Barbosa para apresentar a turma da oficina de smartphone, que objetiva a inclusão digital dos idosos, o protótipo do Projeto Bulas: A tecnologia aliada à saúde, desenvolvido por elas e com a orientação da professora Sandra Seleri.

O projeto consiste na criação de um aplicativo de celular que auxilia no acesso, leitura e compreensão das bulas de remédios de uma maneira facilitada. Através de uma leitura ampliada das bulas, informações por áudio e uso de QR Codes com orientações sobre o consumo de medicamentos.

É gerado um QR Code e ao acessar, a pessoa recebe uma lista de medicamentos onde dentro dessa lista, existem três tipos de bula, sendo: bula resumida, bula com ampliação da fonte da letra e bula em áudio.

A iniciativa visa oferecer uma alternativa às bulas tradicionais que são impressas e contam com letras muito pequenas.

Por ser ainda um experimento, a lista dos remédios existentes dentro do aplicativo ainda é pequena, porém, através das experiências realizadas com as alunas do Telecentro, Larissa e Letícia podem compreender melhor o que ainda precisa ser alterado no projeto, quais as dificuldades encontradas para manuseio do aplicativo e quais os remédios mais utilizados por eles que seria necessário conter dentro do mesmo.

Na próxima quinta-feira, 14, as alunas estarão novamente no Telecentro para apresentar o protótipo a outra turma, com objetivo de qualificar cada vez mais o projeto.

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Rafaela B. Steffani