Aberta oficialmente a 146ª Festa de Santo Antônio de Bento Gonçalves

Aberta oficialmente a 146ª Festa de Santo Antônio de Bento Gonçalves

 
Festejos mais antigos da Imigração Italiana a acontecerem de forma ininterrupta, em 2024, convidam aos gestos de fraternidade traduzidos em ações de generosidade e caridade

Na noite da sexta-feira, 15 de março, a Paróquia Santo Antônio lançou oficialmente a 146ª Festa de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves. A atividade aconteceu durante o jantar com a homenagem aos festeiros jubilandos de 1974 e 1999 e a entrega do Troféu Tonito aos festeiros de 2023 e homenagem aos festeiros jovens da edição passada.

A 146ª Festa de Santo Antônio traz como lema: “Do coração de Santo Antônio brota a fraternidade”. A inspiração surgiu a partir da temática da Campanha da Fraternidade 2024, que está impulsionando toda a Igreja Católica no Brasil a refletir sobre o tema “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema bíblico “Vós sois todos irmãos e irmãs”, baseado no Evangelho segundo Mateus, capítulo 23, versículo 8. O ponto alto da Campanha da Fraternidade é ao longo da Quaresma.Durante a abertura, o pároco, padre Volmir Comparin, fez questão de agradecer a todas as pessoas que ajudam a construir a história da festa. “Vamos rezar por todos os festeiros, ex-festeiros, equipes, comissões e tantas pessoas que se envolvem para preparar e celebrar nosso querido Santo Antônio, há 146 anos”, salientou.

O evento teve a presença da Equipe Paroquial, coordenada pelo padre Volmir Comparin, e composta pelos padres João Roberto Masiero e Vinicius Fedrizzi Caberlon e pelas pastorinhas Lídia Villani, Maria Lourdes Motter e Vergínia Fabbro. Demais padres das paróquias de Bento, o prefeito municipal, Diogo Siqueira, secretários municipais e autoridades também participaram do jantar.

No lançamento oficial, a equipe de festeiros e festeiros jovens, levou ao palco do Salão Paroquial o cartaz da 146ª Festa de Santo Antônio, ao som do hino oficial dos festejos de 2024: “A Ti, meu Deus”. Nas mesas, foi disponibilizado aos participantes o livreto oficial com a programação intensa em preparação ao 13 de junho. Também foi apresentado o vídeo oficial dos festejos de 2024, que evidencia os gestos de solidariedade e caridade, a partir da inspiração de Santo Antônio.

Durante a homenagem aos festeiros de 1974, que há 50 anos realizaram a Festa de Santo Antônio e aos casais de 1999, que há 25 anos conduziram os festejos em honra ao Padroeiro, foram entregues a imagem de Santo Antônio e um ramalhete de flores. Aos festeiros da 145ª Festa de Santo Antônio, realizada em 2023, foram entregues flores e o “troféu Tonito”. Já os casais festeiros jovens de 2023 também receberam uma imagem de Santo Antônio e um ramalhete de flores. Durante o jantar, a comunidade pôde acompanhar a apresentação de canções italianas da cantora Inês Rizzardo e do tecladista Olides Longhi.

Foram homenageados os casais:
1974 | 50 anos de Festa – Arthur e Maria Izabel Bastolla (in memorian) Nunes e Carlinho e Odelve Basso Ferrari.

1999 | 25 anos de Festa – Rineu e Lourdes Salete Salvini, Carlos e Ironi Zen Cainelli, Atílio e Helena Maldotti Bergamini, Bruno e Ilda Viecelli Sonza (ambos in memoriam).

Receberam o Troféu Tonito os casais festeiros de 2023: Adair Tusset e Lúcia Lavandoski Tusset, Alexandre Faccin e Simone Paese Faccin, Marcelo Galvagni e Sandra Andréia Galvagni, Rene Rizzardo e Nair Massocco Rizzardo, Samuel Soares e Daiane Dallé Soares, Sérgio Guerra e Maria Dolores Borges Guerra. Também foram agraciados os festeiros jovens de 2023: Adrian Candido e Elisandra Marin, Daniel Henrique Ferrari e Daiana Henicka Cusin, Diego Longhi e Ediane Dalla Valle.

Programação da 146ª Festa de Santo Antônio
O tradicional calendário de visitas da imagem de Santo Antônio e da comissão de festeiros da 146ª Festa inicia no dia 1º de abril com os colégios católicos de Bento Gonçalves e segue até 09 de junho, quando o Padroeiro irá até a Penitenciária Estadual. Além das comunidades atendidas pela Paróquia, também serão contempladas as demais paróquias de Bento, o Santuário de Caravaggio e o Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, de Pinto Bandeira, bem como entidades da cidade, como prefeitura, a APAE e o Hospital Tacchini.

Para o dia 26 de maio, domingo, às 15h, está programada a Missa com bênção da saúde. A Trezena, por sua vez, será celebrada de 31 de maio a 12 de junho, sempre às 18h, no Santuário Santo Antônio, com transmissão pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio, rádios e canais de televisão parceiros. Durante as Missas da Trezena e do Dia Festivo a temática irá recordar Santo Antônio enquanto amigo dos pobres, das crianças e de todos os que vivem a fraternidade, com a participação das comunidades da paróquia e também dos serviços e pastorais.

Na tradicional data de 13 de junho, feriado municipal e dia de Santo Antônio, que neste ano de 2024 será uma quinta-feira. A programação votiva começa às 06h, com a alvorada festiva e toque dos sinos, e segue durante todo o dia, tendo a Missa campal, às 15h, seguida da procissão com a imagem do Padroeiro pelas ruas centrais como um dos destaques. Já a programação social tem o almoço festivo. Serão celebradas Missas às 07h, 08h30min, 10h, 15h (campal) e 18h, sendo essa última em ação de graças pelos festejos e com a apresentação dos casais festeiros da 147ª Festa de Santo Antônio, em 2025. Durante todo o dia, haverá bênçãos individuais e confissões junto ao largo do Santuário e no Recanto Santo Antônio.

Ação entre Amigos de Santo Antônio
Há vários anos, a Paróquia realiza a Ação entre Amigos, com o objetivo de arrecadar fundos para investir em atividades pastorais e também na construção de novas igrejas, nas comunidades. Neste ano, como nas últimas edições, serão vendidas cartelas com dois números ao valor de R$ 10,00, concorrendo aos seguintes prêmios:

1º Prêmio: Fiat Argo 1.0 | 0Km | Ano/modelo 2023/2024
2º Prêmio: Honda Biz | 0Km | Ano 2024
3º Prêmio: Persiana, tapete, cortina de linho e rolo de papel de parede
4º Prêmio: Cozinha completa, com oito módulos
5º Prêmio: Colchão com magnetoterapia e infravermelho-longo

Novidades da 146ª Festa de Santo Antônio

A Festa de Santo Antônio é um evento cultural, social e religioso, mas sobretudo é a experiência de anunciar a Palavra de Deus com o exemplo de Santo Antônio. As equipes estão trabalhando na organização de um Dia Votivo especial, que permita à comunidade experimentar um dia de espiritualidade, garantindo as condições de infraestrutura necessárias para que todos sejam acolhidos com conforto, comodidade e segurança, durante todas as etapas da programação.

Toda a preparação da 146ª Festa de Santo Antônio visa aproximar a comunidade bentogonçalvense da espiritualidade antoniana, que conduz a Jesus Cristo, por meio de palavras e ações. A equipe de comunicação está produzindo um vídeo oficial para os festejos, para ser veiculado nas redes sociais e também ser reproduzido nas visitas e demais ações da festa.

Neste ano, o Santuário Santo Antônio comemora 90 anos de elevação de Igreja Matriz a Santuário Diocesano. Por isso, em sinal de cuidado e zelo, após a festa, a imagem do Padroeiro que está no altar-mor do Santuário será enviada para restauro.

Serão realizadas atividades lúdicas com os estudantes das escolas de inspiração católica presentes em Bento: Colégios Sagrado, Aparecida e Medianeira. As três instituições serão as primeiras a receberem a visita da imagem do Padroeiro, que irá visitá-las nos dias 1º, 02 e 03 de abril. Os alunos receberão fitinhas para poderem escrever seus pedidos ou ação de graças e, depois, amarrá-las num coração de metal que vai acompanhar todas as visitas, formando uma grande rede de fraternidade.

Uma das novidades da preparação para os festejos de Santo Antônio de 2024 é que os catequizandos da Eucaristia I (primeira etapa) do Centro e demais comunidades da Paróquia irão receber cartões postais com imagens dos milagres por intercessão de Santo Antônio, para poderem aprender mais sobre os acontecimentos e pintarem os desenhos, além de deixarem uma mensagem ou oração. Esses cartões serão entregues aos fiéis, nas comunidades e Missas da Trezena, com o objetivo de atualizar os milagres e a vida de Santo Antônio e colaborar com a transmissão da fé.


Equipe da 146ª Festa de Santo Antônio

Importante ressaltar que todo o trabalho de organização da 146ª Festa de Santo Antônio, bem como das demais atividades na programação social, é feito por festeiros e jovens voluntários, que optam por dedicar seu tempo e sua energia nessa causa comunitária. Cabe, também, fazer um agradecimento aos diversos patrocinadores e apoiadores que colaboram para viabilizar a realização da Festa e de toda a programação anual da Paróquia.

Bispo Diocesano de Caxias do Sul
Dom José Gislon, OFMcap

Padres da Paróquia Santo Antônio
Volmir Comparin – pároco
João Roberto Masiero
Vinicius Fedrizzi Caberlon

Irmãs Pastorinhas da Paróquia Santo Antônio
Lídia Villani
Maria Lourdes Motter
Verginia Fabbro

Festeiros

Antonio e Nadir Maria Dalprai Grando
Gilberto e Patrícia Rosa Martini
Iomar Paulo e Ana Maria Coser Mazutti
José e Elizane Sfezer Riboldi
Marcelo e Giseli Vaz Orso
Martinho e Elsa Longo De Toni

Festeiros Jovens
Ania De Toni Longo
André Scussel e Fabíola Coser
Natan Borges e Bruna Tresoldi

Patrocinadores Máster: Super Apolo, Multimóveis, Gambatto Sul Veículos, Piva Comércio e Indústria, Sicredi Serrana, Todeschini, Calltec Soluções, Loja D’Art, Sonomais Colchões, Pró-Ação Engenharia, Tedesco Sistemas de Armazenagem e Cinex, Oral Unic, Suvalan e Ótica Dasla.

Patrocinadores Sênior: Anderle Transportes, Supermercados Andreazza, Arcari Empreendimentos, Metalúrgica De Toni, Comercial Gás Cainelli, Caitá Supermercados, CIC-BG, Cromo Gráfica e Editora, Colégio Marista Aparecida, Colégio Scalabriniano Medianeira, Colégio Sagrado Coração de Jesus, FVA Indústria de Válvulas Automotivas, Giordani Turismo, Gráfica Bento, New Color, Hospital Tacchini, Jato Corretora de Seguros, Real Assessoria, Transportes Rasador, Zegla Indústria de Máquinas, Supermercado Grepar, Borracharia Boch, Reypel Importadora de Máquinas e Molder Estruturas.