7ª Conferência Municipal de Meio Ambiente é aberta em Garibaldi

Encontro segue até a quarta-feira (7), com palestras e apresentação teatral.

Foi aberta nesta segunda-feira (5) a 7ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que tem como tema “Meio Ambiente e Reciclagem” e slogan “Um olhar diferente para a geração de resíduos”.

Promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambienta (SMMA), o encontro segue até a quarta-feira (7), contando com palestras e apresentação teatral.

No ato de abertura, o secretário da pasta, Anderson Dalla Rosa, deu as boas-vindas, desejando um bom evento aos presentes. Sendo aberto à comunidade, o objetivo do encontro é proporcionar um espaço de debate, mobilização e educação, trazendo informações e apontando soluções para a preservação ambiental.

A programação da conferência iniciou com a palestra “Plástico: precisamos conversar?”, ministrada pelo gestor do programa “Reciclar é fazer mágica”, Jeferson Alberton, para cerca de 80 estudantes dos 5º, 6º e 7º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Visconde de Cairu. “Viemos aqui para debater: o que podemos fazer para melhorar o mundo em que vivemos?”, destacou o palestrante.

Os alunos também receberam um material informativo sobre cuidados com o meio ambiente, em formato de marca página, e sobre o programa “Banco de Ração e Utensílios para Animais”. Além disso, foram distribuídos um “Lápis Semente”, feito com material ecológico e contando com semente de figueira branca.

O prefeito Sérgio Chesini enfatizou a preocupação da Administração Municipal com a área ambiental. “Devemos cuidar do meio ambiente e temos uma grande preocupação com isso. Estamos investindo muito na agricultura sustentável, para eliminar cada vez mais os agrotóxicos, a fim de possamos avançar de forma inteligente. Estamos trazendo também para Garibaldi uma usina de reciclagem de lixo, que transforma os resíduos seco e orgânico em bionergia e madeira. Todos vocês que estão estudando, no futuro vão nos suceder. Vamos crescer com essa consciência de respeitar o meio ambiente”, concluiu.

 

Confira a programação abaixo:

Dias 5, 6 e 7 de junho – às 9h – Local: Auditório da Fisul

Palestrante: Jeferson Alberton – Plásticos Bellaforma

Tema: “Reciclar é fazer mágica”

 

Dias 5 e 6 de junho – às 14h – Local: Auditório da Fisul

Teatro “As aventuras do Fortúnio” – grupo “A turma do Dionísio”

 

Dia 7 de junho – 19h30min – Local: EMEF Cívico-Militar Attílio Tosin

Palestrante: Secretário de Meio Ambiente, Anderson Dalla Rosa e equipe da SMMA, Claudia Andreia Schneider Maffei, Janaina Cignachi e Marciana Magni

Tema: “Direito Ambiental, processos administrativos e de fiscalização e as maiores dificuldades junto ao meio ambiente”

 

Fotos: Laura Kirchhof