EMEF Anselmo Luigi Piccoli conta com Laboratório de Robótica.

A rede pública de educação está cada vez mais sintonizada com recursos de ensino que incentivam o protagonismo do aluno e conectam com os temas do futuro. Assim, nesta sexta-feira (09), ocorreu na EMEF Anselmo Luigi Piccoli a inauguração do Laboratório de Robótica.

Estiveram presentes o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, a Secretaria de Educação Adriane Zorzi, adjunta Adriana Razia, a diretora Janete Maria Sacchett, funcionários e alunos.

O Laboratório de Robótica faz parte do projeto “Iniciação à Robótica no contexto educacional”, coordenado pelo professor de Ciência e de Robótica, Luís César Minozzo, e que abrange os alunos do Jardim A ao 9º ano.

Os trabalhos são realizados de forma interdisciplinar, com foco no desenvolvimento de habilidades e competências contemplando os conceitos trabalhados em sala de aula. Desta forma, trabalha-se de forma prática com recursos da Robótica que vão desde a montagem de LEGO até a construção de robôs estruturados com foco na sustentabilidade, utilizando, por exemplo, a energia solar.

Os estudantes receberam com muito interesse e motivação o Projeto de Robótica, como o aluno do 8º ano, Lorenzo, que na ocasião estava testando um robô que utiliza a luz solar para se locomover. Ele tem a intenção de seguir na área. “Quando eu era menor gostava muito de montar Lego. À medida que fui crescendo fui percebendo que poderia montar robôs. E quando disseram que iria ter este projeto na escola, eu fiquei muito animado, muito mesmo. Quero melhorar muito na robótica”.

O presidente do Conselho de Pais e Mestres, André Ricardo Da Silva, destaca que “é um orgulho para a escola e para o CPM poder contar com o Laboratório de Robótica. A gente vê o empenho dos alunos de fazer a coisa acontecer e ficar pronto. E não falo só como presidente, mas também como pai, por perceber a união de todos em prol deste novo bem comum para os estudantes”.

A diretora evoca o hino da escola nesta busca pela inovação e com isso espera, além do crescimento pedagógico, despertar muitas vocações. “Nosso hino tem uma frase que é ‘Anselmo grande exemplo de Educação’, temos o compromisso de nos tornar uma escola municipal de referência. Partindo dessa premissa visamos inovar nossas estratégias pedagógicas criando espaços apropriados e motivadores de criação, aliados ao desenvolvimento dos conceitos trabalhados em sala de aula para despertar o interesse em temas que estão em voga na atualidade, assim como, visar as profissões do amanhã”.

A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, ressalta que iniciativas como está “são essenciais para potencializar as aprendizagens para além do espaço escolar, pois trabalhar com robótica exige dos educandos diversas habilidades, como o raciocínio lógico, a resolução de problemas, preparando esse educando para a educação do futuro”.

O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira salientou que “este é um momento muito importante porque sabemos do esforço da equipe diretiva, dos professores e dos pais para montar esse Laboratório de Robótica com equipamentos para todos poderem usufruir. É um espaço inovador que ampliará as condições de habilidades, aprendizado e criatividade”.

O projeto foi viabilizado por recursos recebidos da Vara de Ações Criminais (VEC) e do Fundo Social Sicredi, totalizando o valor de R$ 22.597,94.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Jose Martim Estefanon