Capacitação de agricultores – Curso Profissionalizante em Viticultura

Neste mês acontece o 2º módulo do Curso Profissionalizante em Viticultura para Jovens, promovido pela EMATER/RS-ASCAR, que está em andamento com três grupos de agricultores da região da Serra.

Na sexta-feira (13/05), o curso foi realizado na propriedade da família Pagliarini, em Garibaldi, e também foi acompanhado pelo secretário da Agricultura Lívio Bortolini.

O curso é composto por 5 módulos que acontecem na propriedade de um agricultor participante, e os alunos aprendem fazendo as práticas culturais específicas para cada época do ano.

Neste módulo, os extensionistas da EMATER/RS-ASCAR Enio Ângelo Todeschini e Henrique Thomas Queiroz realizaram prática de coleta de amostra do solo e discutiram sobre o conhecimento que os viticultores precisam ter dos dados que constam no laudo de análise de solo, a fim de que possam gerenciar melhor a adubação e nutrição das plantas. Também houve prática de plantio correto da muda da videira, com orientações sobre a melhor época e a qualidade da muda, entre outras. Com relação aos tratamentos de inverno, eles fizeram a medição da densidade da calda sulfocálcica, a fim de possibilitar uma adequada diluição para cada variedade de parreira, assim como foi demonstrado na prática a forma correta de aplicação da calda. Os extensionistas trabalharam ainda o preparo e plantio das estacas para a produção de mudas, seja de porta-enxerto ou parreira de pé-franco.

Em Garibaldi, o terceiro módulo está previsto para ocorrer no dia 06 de julho. O curso conta com a parceria da Sicredi e da prefeitura municipal através da secretaria da agricultura.