Abril registra alta de contratações em todos os segmentos de Bento Gonçalves

Cidade teve o 10º melhor desempenho do Estado, conforme novo boletim do OECON.

Bento Gonçalves recuperou de forma expansiva a geração de empregos em abril, com saldo de 287 vagas, conforme o mais recente boletim do Observatório da Economia, do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG). Em março, havia sido registrado o primeiro revés do ano, com – 99 no saldo.

A marca de abril não apenas é a segunda melhor do ano, perdendo apenas para janeiro (446), como é a segunda melhor dos últimos 12 meses. “O saldo positivo no mês teve contribuição principalmente de serviços e indústria, com destaque nas atividades de indústria de borracha e plástico (50), transporte terrestre (40), educação (34) e fabricação de produtos de metal (28)”, observa o autor do boletim, Fabiano Larentis.

Todos os setores econômicos registraram saldo positivo. Serviços contribuiu com 137 vagas, enquanto a indústria finalizou abril com a criação de 96 postos. Comércio, que foi o único setor a registrar saldo positivo em março (49), retraiu em comparação ao mês anterior, mas se manteve no azul com a geração de 17 empregos. Por fim, construção civil colaborou com 34 oportunidades.

A boa recuperação de abril trouxe ainda outros importantes indicativos. O município alcançou o 10º melhor desempenho no Estado com as 287 vagas criadas em abril. Além disso, o contingente de trabalhadores formais alcançados em abril, de 48.820, é o maior registrado desde a medição da série histórica, em 2013.

Ao todo, em 2023, Bento Gonçalves acumula 679 empregos – 18ª posição no RS. No acumulado de 12 meses, são quase mil postos de trabalho. Outro dado trazido pelo OECON é o número de MEIs. O volume fechou em 12.043 no mês, anotando um crescimento de 3,8% em relação a 2022.

Para ver outros números do Estado e do país, além de outras análises do mercado de trabalho em Bento Gonçalves, acesse o boletim completo no anexo.

 

Legenda: Saldo de empregos foi positivo no mês de abril em Bento Gonçalves

Crédito: Arquivo ASCOM