Consepro fortalece ações em prol da segurança pública com a contribuição de voluntários

Graças à atuação de pessoas que se dedicam voluntariamente, entidade garante amparo às forças policiais e potencializa sua missão de tornar Bento Gonçalves uma cidade cada vez mais segura.

De nada adiantaria os esforços dedicados pelo Consepro-BG quando o assunto é segurança pública se não houvesse a participação fundamental de pessoas comprometidas com a principal missão da entidade: auxiliar e oferecer subsídios às forças policiais de Bento Gonçalves. Esses voluntários fazem com que a atuação do conselho, há mais de três décadas, seja sinônimo da luta por uma cidade cada dia mais segura.

Próximo à celebração do Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto), a Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública de Bento Gonçalves se apresenta como uma das principais expressões de dedicação por uma causa, acima de tudo, social – a começar pela própria diretoria da entidade, que é formada integralmente por voluntários, ou seja, pessoas que destinam parte de seu tempo em prol de assuntos que melhorem o bem-estar coletivo.

Atualmente, a entidade está sob o comando do empresário Adriano Marcelo De Bacco, que tem buscado fortalecer a proposta do órgão de ser o elo entre comunidade e poder público no amparo às forças policiais, junto aos demais integrantes da diretoria vindos de entidades representativas de classe. “O Consepro se tornou a ponte para a efetiva aplicação de recursos nos principais gargalos apresentados pelos órgãos de segurança pública. Sem a atuação do conselho e de seus voluntários, seria muito mais complexo e burocrático o acesso dessas instituições aos valores. Isso reforça a necessidade de fortalecermos cada vez mais o Consepro”, destaca o presidente.

Para honrar essa missão, são captados recursos junto à sociedade civil, empresariado e poder público e, na busca de projetos, os valores são direcionados para as principais demandas da segurança pública, garantindo uma aplicação assertiva das verbas. Elas acabam sendo direcionadas para manutenção de viaturas e equipamentos, aquisição de materiais administrativos, intermédio na compra de veículos e realização de campanhas de conscientização e arrecadação.

Somente em 2022, por exemplo, a entidade conquistou a aplicação de mais de R$ 108 mil em órgãos de segurança pública, com recurso viabilizado por meio de edital da Vara de Execuções Criminais de Bento Gonçalves, permitindo aquisição de equipamentos e mobiliário para dez instituições da região. Além disso, captou investimentos para a construção de um muro no entorno do estacionamento e do canil da 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF).  

“O Consepro não tem poupado esforços para integrar as forças policiais do município e, assim proporcionar uma melhora significativa dos atendimentos e da solução das ocorrências para a comunidade. Com o apoio desses voluntários comprometidos e uma conscientização cada vez maior da sociedade sobre o papel da entidade, temos a certeza de que podemos, sim, transformar a realidade da segurança pública local”, destaca De Bacco.

Como ajudar

Se você ficou interessado em contribuir para que o Consepro-BG siga ainda mais fortalecido em sua missão, saiba que é possível realizar doações das seguintes formas: por meio do PIX (com a chave CNPJ 89.805.006/0001-40) ou através de transferência bancária: (Banrisul | Agência 0130 | CC: 06.0252550-9 ou Sicredi | Agência 0167 | CC: 48539-3). Obtenha mais informações pelo telefone (54) 3452-6920, acompanhando os perfis @conseprobentogoncalves, no Instagram, e @conseprobg, no Facebook, ou acessando o site www.conseprobg.org.br.

Crédito da foto: Exata Comunicação, Bárbara Salvatti