Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta requalificação do Complexo Enoturístico

Experiências inspiradas nas quatro estações do ano convidam para imersão cultural.

A Cooperativa Vinícola Garibaldi adicionou um novo capítulo de pioneirismo a sua história de mais de nove décadas de atuação ao apresentar, de forma oficial, a proposta de requalificação de seu Complexo Enoturístico. A apresentação ocorreu em solenidade na noite de 24 de janeiro, mês em que completa seu 92º aniversário de fundação.

Resultantes da aplicação de investimentos que totalizaram aproximadamente R$ 6 milhões, o conjunto de melhorias envolveu a ampliação da área física, de 1,2 mil m² para 4 mil m², que permitiu a inclusão de novas salas de atendimento, de áreas de convivência e circulação. Também a loja passou por mudanças, ganhando espaço três vezes maior, bem como uma atmosfera sofisticada, alinhada ao conceito de excelência e à qualidade dos espumantes, vinhos e sucos da Cooperativa Vinícola Garibaldi.

“Temos colocado em prática um robusto movimento que começa com o compromisso de agregar valor a nossos produtos, com rótulos que conquistam muitas premiações aqui e ao redor do mundo, e também a preferência do consumidor. De forma paralela, caminhamos na direção de expandir o papel do enoturismo, oferecendo experiências que conectem o público com a essência, história e cultura de nossa região – e, claro, com a qualidade de nossos produtos. A requalificação do Complexo Enoturístico é muito mais do que uma reforma estrutural do espaço, é uma nova forma de enoturismo, de imersão cultural no mundo do espumante e de conhecimento profundo de nossa história. É uma proposta inovadora, única, que mostra toda nossa profunda conexão com as pessoas, a uva, o espumante e o vinho”, disse o presidente Oscar Ló.

A contribuição desse projeto está, também, diretamente ligada ao propósito da Cooperativa Vinícola Garibaldi de promover a vida em harmonia – uma vez que gera novas oportunidades para associados, colaboradores e comunidade. “Colaboramos, dessa forma, para a perpetuação do nosso negócio, com todas as contrapartidas que ele gera, e também para desenvolvimento do município. Por isso, é motivo de orgulho estarmos, hoje, vivendo esse momento”, destacou.

O movimento de dar continuidade ao trabalho dos fundadores da Cooperativa Vinícola Garibaldi, pioneiros na proposição mais de 90 anos atrás, e que coloca o negócio diante de um futuro muito promissor, merece o reconhecimento de todos, disse o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini. “A Cooperativa Vinícola Garibaldi faz parte da soma de elementos que tornam o município a capital nacional do Espumante, bem como um consolidado destino turístico que ganha novo e importante atrativo com a reinauguração do Complexo Enoturístico, mais um capítulo importante na história da Cooperativa”, disse.

 

Propostas temáticas na visitação

O projeto de Requalificação do Complexo Enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi começou a ser gestado ainda em 2019, com vigorosos processos de estudo e planejamento. “Havia o desafio de recontar a história da Cooperativa, de pensar novos usos para áreas subaproveitadas, de propor diferentes formas de uso desse espaço para a comunidade e, ainda, agregar experiências diferenciadas para o turista. O resultado foi um trabalho pensado em cada detalhe para estar à altura da trajetória da Cooperativa Vinícola Garibaldi, que ousou se reapresentar e, agora, está encantando a todos”, disse a arquiteta Vanja Hertcert, que assina o projeto da obra.

Integrada à concepção arquitetônica caminhou a construção conceitual da temática que norteia as experiências oferecidas no Complexo Enoturístico: as quatro estações do ano, como elas se refletem no desenvolvimento da videira e, claro, na degustação dos espumantes, vinhos e sucos elaborados pela Cooperativa.

“Esse desenvolvimento partiu do entendimento de que o enoturista em visita pela Serra gaúcha procurava informações, ou seja, conhecer como é um vinhedo e seu ciclo, como são elaboradas as bebidas a partir da uva, e como elas podem e devem ser degustadas. Trouxemos a inspiração das quatro estações do ano para contar essa história na Cooperativa Vinícola Garibaldi de forma única no mundo, com um circuito de novas experiências sensoriais carregadas de conhecimento e emoção”, explicou Ivane Fávero, Consultora em Enoturismo e orientadora na concepção do projeto (veja mais sobre os novos roteiros neste link).

Outro atrativo para quem visitar o Complexo Enoturístico é o acervo de peças e equipamentos antigamente utilizados pelos associados no processo vinícola, devidamente apresentados e contextualizados por um rico resgate histórico desenvolvido pelo jornalista Cassius André Fanti (veja mais sobre aqui). “A história não pode e não deve ter donos, ou seja, ela só se perpetua se for socializada. Revive-la é fundamental para compreender as transformações pelas quais passa a cultura de um povo e entender como ela evolui ao longo do tempo. Esse resgate colabora com esse propósito”, pontuou.

O Complexo Enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi fica na Avenida Independência, 845, Centro de Garibaldi. Agendamentos e informações podem ser alinhados pelo fone (54) 3464.8104, whatsapp (54) 99196.5577 ou ainda pelo e-mail turismo@vinicolagaribaldi.coop.br

 

Nas sugestões de fotos anexas:

Apresentação da Requalificação do Complexo Enoturístico ocorreu em solenidade na noite de 24 de janeiro

Presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló

Membros do Conselho da Cooperativa Vinícola Garibaldi

Prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini

Crédito: Vagão Filmes, Augusto Tomasi