Em Bento Inicia o plantio para produção em espaldeiras em propriedades do município.

Inicia o plantio para produção em espaldeiras em propriedades do município O projeto conta atualmente com 24 agricultores inscritos O incentivo aos agricultores e o meio rural é um dos principais objetivos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA). Com esse viés, neste ano iniciou o projeto relacionado ao incentivo ao agricultor para a produção de uvas de qualidade superior em espaldeiras. O projeto conta com subsídio de 50% do valor de aquisição das mudas viníferas para o plantio de 1 hectare por ano em sua propriedade com até 30 horas/máquinas, desenvolvido em parceria com a EMATER, Embrapa e IRFS-RS.

Recentemente se deu início a mais uma importante etapa do projeto, que consiste no plantio das mudas para produção em espaldeiras. Nesta quarta-feira (03), o Prefeito Diogo Siqueira, o Vice Amarildo Lucatelli e o secretário da Agricultura, Volnei Christófoli estiveram visitando algumas propriedades que já iniciaram o cultivo das mudas.

Uma das visitas ocorreu na Vinícola Larentis que através do projeto plantou 3787 mudas. Larri Larentis, um dos proprietários da vinícola, comentou sobre o projeto. “Nós convertemos a Latada (videira tradicional), para a espaldeira, porque vai gerar um vinho de maior qualidade. É muito bacana ter feito isso através desse belo projeto de incentivo, e acredito que vai ter um ótimo retorno para o município, porque vai melhorar muito a qualidade do vinho”.

A Casa Zottis- Vinhos e Uvas está plantando 2.200 mudas em uma área de 0,6 hectares. “Estamos muito contentes em estar fazendo parte do projeto, porque sabemos que é um grande incentivo ao produtor, ajudando a renovar os vinhedos e, desta forma, tendo muita qualidade e excelentes vinhos”.

Odacir Mejolaro, que também está apostando no cultivo, realizou o plantio de 700 mudas da planta, e se diz orgulhoso pela nova etapa iniciada. “O projeto de mudas da prefeitura tem importância fundamental tanto para a propriedade como também para a viticultura familiar do município, com o intuito de apoiar o crescimento das famílias produtoras. O plantio das mudas em minha propriedade irá manter ativa a cultura da uva, característica intrínseca do Vale dos Vinhedos. Além disso, vai fomentar o desenvolvimento de novos projetos no local por meio da inauguração de uma agroindústria familiar, voltada a elaboração de vinhos. Por isso, é um orgulho ter a oportunidade de participar do projeto”.

Para o secretário da Agricultura, Volnei Christófoli “é uma sensação maravilhosa ver esse projeto ganhar força através dessas primeiras mudas em espaldeiras que já estão na terra, prontas para crescer fortes e num futuro próximo nos agraciar com excelentes vinhos”.

O Prefeito Diogo Siqueira destaca que “esse é mais um dos projetos que a prefeitura tem, em parceria com os produtores rurais, que incentiva a melhoria na qualidade da uva, estimulando e ampliando a produção de uva de alta qualidade. Esse é o grande objetivo desse projeto pioneiro de incremento a produção em espaldeiras aqui no município, e que vai referenciar ainda mais Bento Gonçalves como a Capital Brasileira do Vinho”.

O projeto conta atualmente com 24 agricultores inscritos, destes sete produtores aguardam o projeto para ser aprovado na EMATER e 12 estão no cronograma para ser atendidos com as máquinas.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rodrigo De Marco