Fenachamp 2022 bate recorde de público com quase 80 mil

Fenachamp 2022 bate recorde de público com quase 80 mil visitantes.

No evento, também foram comercializadas cerca de 29 mil garrafas de espumantes.

A Festa do Espumante Brasileiro, realizado entre os dias 6 e 30 de outubro, em Garibaldi, encerrou com o maior público desde que foi adotado o atual modelo em 2003, com maior espaço para vinícolas e gastronomia. O presidente do Centro Empresarial e Cultural (CEC Garibaldi) e da Fenachamp 2022, Giliano Verzeletti, anunciou que o evento recebeu 79.637 visitantes, durante os 15 dias de festa. No mesmo período, as 22 vinícolas participantes, comercializaram cerca de 29 mil garrafas de espumantes.

O maior número de visitantes até agora havia sido registrado em 2017, com 71.163 pessoas, e ainda mantém o recorde de consumo, com 30,5 mil garrafas de espumantes consumidas. “Além dos números, esta edição da Fenachamp foi abraçada definitivamente pelo público que aprovou as atrações oferecidas, a gastronomia e os espumantes servidos, além da programação artística. Organizar e levar a bom termo um evento desta magnitude não é tarefa das mais fáceis. O engajamento da comunidade e a conjugação de esforços fizeram deste evento um exemplo de trabalho coletivo”, avaliou Verzeletti.

O visitante teve a sua disposição mais de 100 rótulos diferentes (Brut, Moscatel, Demi-Sec, Nature) e também conheceu as vinícolas responsáveis por mais de 90% dos espumantes elaborados no Brasil. Participaram da Fenachamp 2022: Adega Chesini, Adega Scomazzon, Casa Pedrucci, Chandon, Courmayer do Brasil, Dom Naneto, Espumante Mondadori, Famiglia Valduga, Maison Forestier, Miolo Wine Group, Nova Aliança, Peterlongo, Ponto Nero, Salton, Vini Dell’Eternità, Vinícola Agostini, Vinícola Aurora, Vinícola Battistello, Vinícola Garibaldi, Vinícola Piacenttini, Vinícola Santa Bárbara e Vinícola Vaccaro.

As soberanas da Fenachamp 2022, rainha Verônica Debiasi Martinazzo e as princesas Débora Giovanaz e Laura Bertelli, se emocionaram ao final do evento. “Tudo passou rápido, mas, se pararmos para pensar em todos os momentos que vivemos, tudo o que fizemos e todas as pessoas que encontramos, percebemos que vivemos intensamente essa Fenachamp”, destacou Verônica. O prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, enfatizou o trabalho desenvolvido por todas as pessoas que se envolveram na organização e no atendimento ao público. “Garibaldi fez história ao longo deste mês de outubro. Depois de tudo que passamos nos últimos anos, merecíamos esta Festa, desta dimensão, desta grandeza, com tanta alegria. A Fenachamp é um orgulho para nosso Município.”

A Fenachamp 2022 apresentou uma programação diversificada, tanto de shows musicais como de atrações para seus visitantes. A programação artística teve como destaque os shows de Nenhum de Nós, Acústicos & Valvulados, Duca Leindecker, Claus e Vanessa e DJ Jesus Luz. Além disso, destaque para as cinco noites de baladas, e domingos temáticos com programação dedicada a tributos especiais a diversos artistas.

A feira multissetorial, com 32 empreendimentos das áreas de Indústria, Comércio e Serviços, também foi uma ótima opção durante o evento. Na área externa do Parque, os atrativos foram a Vila Típica Italiana, com a venda de produtos coloniais e artesanato e a apresentação da cultura dos imigrantes italianos, a Feira Agroindustrial e a Pista itinerante de Esqui.

Fotos: Cassius André Fanti