Formada a segunda turma da Guarda Civil Municipal de Bento Gonçalves.

O anfiteatro da Fundação Casa das Artes foi o cenário, nesta sexta-feira (09), para formatura dos 26 novos oficiais da Guarda Civil Municipal (GCM). As aulas teóricas e práticas iniciaram em julho e foram concluídas no início deste mês, totalizando uma carga horária de 776 horas.  

Os agentes irão atuar diretamente na prevenção à violência e a criminalidade, potencializando a presença física, evidenciando a percepção da comunidade e garantindo maior segurança a população. Os encontros foram realizados na Faculdade Cenecista. A formação contou com aulas práticas de tiro, condicionamento físico, aulas de direito, sociologia da violência, intervenção em ocorrências e abordagens.

Os novos Guardas entraram em formação, entoando o canto da corporação. “Concluímos mais uma etapa de nossas vidas. O que mais aprendemos é o significado de resiliência, cada um sabe a dificuldade que foi, nos mantivemos, e hoje estamos aqui na frente das pessoas que amamos, com muito orgulho. 26 desconhecidos, que tiveram a oportunidade de aprender coisas incríveis. Muitos de nós não são da cidade. E enquanto estivermos aqui serviremos com muita honra a população bento-gonçalvense”, destacou o oficial Lucas Almeida, que conduziu o juramento e realizou o pronunciamento representado a turma de formandos.

A primeira turma da Guarda Civil Municipal foi formada, em 2019. “Parabenizo os formandos e novos oficiais da GCM. Nosso trabalho na cidade iniciou em 2019, e logo depois tivemos um grande desafio em auxiliar a cidade no período da pandemia. Hoje estamos formando novos oficias, nossa guarda está sendo aparelhada e construímos um grupo para cuidar da cidade”, salientou o comandante Marcelo Gonçalves Pereira. 

Paraninfo da turma, o soldado Eraldo Guedes destacou a qualidade do curso. “Foi um curso excepcional, com professores e instrutores de um conhecimento esplêndido. Foram 776 horas aula durante esse curso e tive a imensa satisfação de ministrar 80 períodos. Presenciando o interesse e a dedicação ao serviço público e os conteúdos desenvolvidos nestes quatro meses. Chegando a um resultado digno de um curso com pessoas fantásticas”.

O secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, comentou sobre o momento. “Esse é um momento muito importante para a composição da atual GCM do município e também para a nossa população, visto que visamos sempre promover e executar ações efetivas e contundentes para coibir ações criminosas na nossa cidade. Entendemos que este acréscimo de efetivo aumentará a sensação de segurança de nossa população bento-gonçalvense”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto, ressaltou o trabalho do legislativo para construção da nova turma. “Familiares que vieram de longe para ver os seus. Vemos como se constrói uma cidade mais segura. São muitas mãos. E a câmara integra esse processo, esse caminho com a aprovação dos projetos para equipar, para ampliar efetivo em beneficio da comunidade”.

Prefeito na época da formação da primeira turma, Guilherme Pasin, parabenizou “cada um dos senhores, e da primeira turma, que faço minha homenagem. Uma turma que passou por momentos muito difíceis, enfrentou um período de pandemia. A Guarda Civil nasceu com intuito de auxiliar as forças de segurança da nossa cidade. Senhores Guardas civis lembrem sempre que devem trabalhar para o povo de Bento, somente eles são a razão de tudo isso”. 

Bento é o primeiro Município no Estado, cuja formação da Guarda Civil foi realizada através da Brigada Militar. O curso de formação contou com instrutores, oficiais da Brigada Militar, da Policia Rodoviária Estadual, Federal, Susepe e Polícia Civil. ” A Brigada Militar é a responsável pela formação desta turma. Importante destacarmos que essa formação integra o convênio da prefeitura com o Governo do Estado. Destacamos o trabalho conjunto das forças de segurança. Cumpram o seu trabalho em prol da comunidade. Cuidem da população, cuidem dos senhores, das suas famílias e retornem para casa. Parabéns”. 

O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira destacou o aparelhamento das forças de segurança com a compra de equipamentos, locação de viaturas, ampliação no videomonitoramento e ampliação do efetivo. “Hoje estamos ampliando nosso efetivo de Guardas Civis Municipais, estamos ampliando a segurança da nossa cidade com profissionais que estarão nas ruas atendendo nossa população. Obrigado a todos que integram esse projeto e que estão fazendo com que a semente plantada lá atrás seja frutificada. Senhoras e senhoras com muita honra desejamos que sejam bem-vindos”. 

Os oficiais já atuam junto com efetivo da GCM. Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Amarildo Lucatelli, ex-prefeito Aido José Bertuol, vereadores, secretários, representantes das forças de segurança, familiares e demais autoridades. 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: José M. Estefanon e Rodrigo De Marco