Garibaldi conta com 1 sistema que auxilia no tratamento e melhora a qualidade da água

Garibaldi conta com sistema que auxilia no tratamento e melhora a qualidade da água.

Desde o ano passado, Garibaldi trabalha na implementação de duas Wetlands — banhados artificiais —, sistema instalado no entorno da barragem do município, no bairro Três Lagoas. As obras, executadas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), são resultado de negociações entre a Prefeitura e a estatal com o intuito de evitar a entrada de matéria orgânica na bacia de captação.
Garibaldi conta com sistema que auxilia no tratamento e melhora a qualidade da água

Nesta quinta-feira (22), o secretário do Meio Ambiente, Anderson Dalla Rosa, e a engenheira da Corsan, Fernanda Santos Pescador, foram verificar, in loco, o andamento do processo. “As Wetlands são áreas de captação para realização de um primeiro tratamento dos efluentes para potabilidade da água para consumo humano, passando também pelo tratamento da Corsan”, explicou Dalla Rosa.

O próximo passo será a realização de um novo plantio das espécies de vegetação aquática, onde suas raízes capturam a carga orgânica e a depuram. “Temos uma fauna muito rica no entorno da barragem, então estamos na fase de testagem das plantas que melhor conseguem se desenvolver no local. No entanto, já conseguimos perceber uma melhora na qualidade da água que chega na Estação de Tratamento de Água (ETA)”, afirma Fernanda.

O sistema inovador, pouco difundido no Brasil, está sendo implementado pela primeira vez em Garibaldi. A tecnologia auxilia no tratamento e melhora a qualidade da água oferecida à população, sendo utilizada em países da Europa, Estados Unidos e China.

 

Foto: Laura Kirchhof