Garibaldi segue com trabalhos de prevenção ao mosquito da dengue

Garibaldi segue com trabalhos de prevenção ao mosquito da dengue

Administração Municipal foca em conscientização e medidas para evitar focos do inseto.

Na última sexta-feira (16), Garibaldi realizou mais uma ação de conscientização ao combate do mosquito transmissor da dengue. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da equipe de Controle da Dengue e Simulídeos, distribuiu diversos panfletos informativos em postos de saúde, prefeitura, hospital e farmácias.

Além do material com intuito de esclarecer as formas de prevenção contra o inseto, a Administração Municipal adota outras medidas para evitar a proliferação. Uma dessas ações da SMS é a instalação de “Ovitrampas”. A armadilha para o Aedes Aegypti é distribuída por pontos estratégicos da cidade. O equipamento fica no local por um período de sete dias.

A cada semana, a palheta de madeira (Eucatex), que atrai a fêmea do mosquito, é substituída. Pela quantidade de ovos, ou ausência deles, a Prefeitura consegue verificar se há focos no raio de nove quarteirões da armadilha, gerando um monitoramento da região.

O Município também plantou cerca de mil mudas de Clotalária. A planta atrai libélulas, que são predadoras naturais do Aedes. A Coordenadoria de Endemias, localizada nos fundos do Posto de Saúde São Francisco, também fornece as mudas para quem quiser plantar em suas residências.

Denúncias sobre riscos de proliferação do inseto podem ser feitas pelo telefone: (54) 3462-8197.