Janeiro Branco desperta um olhar de cuidado para a saúde mental

Janeiro Branco desperta um olhar de cuidado para a saúde mental.

O mês de janeiro é voltado para a saúde mental, com o objetivo de promover os cuidados e a prevenção contra os problemas psicológicos e emocionais. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de falar sobre o tema e buscar auxílio.

O Janeiro Branco é o nome que se dá à campanha de alerta para os cuidados com a saúde mental dos brasileiros, por meio da prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. A conscientização é necessária, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas que sofrem com ansiedade no mundo e o quinto em índices de depressão.

“Através do encaminhamento, conseguimos acolher e atuar no cuidado do tratamento de nossos pacientes. O atendimento conta com uma equipe multidisciplinar com uma enfermeira, uma assistente social, três psiquiatras, duas psicólogas e uma psicopedagoga”, destaca a coordenadora do Setor de Saúde Mental, Karine Vedana.

A porta de entrada do serviço no município se dá através das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Com a avaliação médica, se necessário, os pacientes são encaminhados para atendimento especializado em Saúde Mental.

O Ambulatório de Saúde Mental é localizado junto ao Posto de Saúde Central e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. No local, são realizados encontros de matriciamento mensais e interconsultas em regime de livre demanda entre a equipe de saúde mental, unidades básicas e educação, além de reuniões semanais entre a equipe multidisciplinar para que se construam Projetos Terapêuticos Singulares (PTS).

O serviço de saúde mental tem como objetivo possibilitar a ampliação da oferta de atenção integral às pessoas em todos os seus níveis de complexidade, atuando na promoção e prevenção aos agravos de saúde mental, tanto nas unidades de saúde, quanto nas escolas e entidades sociais.