Luiz Gustavo da Silva Buske conquista o título de Melhor Sommelier do RS


O anúncio ocorreu durante a Wine South America na tarde desta quinta-feira (22). Evento contou pela primeira vez com presença de um público numeroso formado pelos visitantes da feira

Luiz Gustavo da Silva Buske conquistou o título de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito na tarde de 22 de setembro após prova prática realizada ao lado dos também sommeliers Emmanuel Vinicius Franco de Abreu e Nasser Augustus Najar. O concurso, que está em sua segunda edição, foi promovido pela seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). Pela primeira vez o evento contou com a presença de um público numeroso formado pelos visitantes da feira e também foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da ABS-RS.

Buske, de 31 anos, iniciou a carreira como garçom. Atualmente gerencia o Braziolli Restaurante, de Canela, e também o Olivas GastrroBar, de Gramado. “Fui criado no salão fazendo um serviço mais formal, o que ajudou bastante no Concurso, ainda que a pressão seja enorme”, destaca. “Nos dois estabelecimentos trabalhamos muito fortemente com o vinho. Meu dia a dia é gerir os estabelecimentos, cuidar do treinamento das equipes e gosto de acompanhar muito meus clientes também”, conta. Por ter conquistado o concurso, Buske será o terceiro profissional do Rio Grande do Sul a obter o Pin verde-e-amarelo. Antes dele, apenas o sommelier Vinícius de Miranda Santiago, também diretor da ABS-RS, juntamente com Deisi da Costa, a melhor sommelière do estado em 2021, tinham essa honraria. O vencedor, por ter vencido a disputa, também terá a oportunidade de participar de uma das turmas dos cursos avançados da ABS-RS, Master Países e Regiões ou Master Profissionais de Excelência, que iniciam no próximo ano.

Elencaram a banca avaliadora os jurados Adeliano Cargnin (chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho), André Gasperin (presidente da Associação Brasileira de Enologia), Angélica Brandalise (gestora de projetos da cadeia de vitivinicultura do Sebrae RS), Babiana Mugnol (sommelière e jornalista do Grupo RBS), Daniel Panizzi (presidente da União Brasileira de Vitivinicultura), Deisi da Costa (a melhor sommelière do Rio Grande do Sul em 2021), Flávia Milanez Milaneze (CEO na Milanez & Milaneze S/A, promotora da Wine South America), Gilberto Pedrucci (diretor executivo do Sindivinho) e Marcos Antônio Ferronatto (presidente do SEGH Região Uva e Vinho). O júri foi presidido por Vinícius Santiago, diretor de degustação da ABS-RS. Ainda integraram o grupo Andreia Gentilini Milan, Caroline Dani, Júlio César Kunz, Marcos Graciani, Maurício Roloff e Patrícia Binz, diretores da seccional gaúcha da entidade. Os 15 especialistas avaliaram diversos pontos entre os candidatos, como a identificação de determinadas bebidas servidas às cegas e erros em uma carta. Os três finalistas também apresentaram o serviço formal do vinho.

“Na prova teórica já nos surpreendemos com o nível dos candidatos, que tiveram médias muito boas numa prova extremamente rigorosa. Os três finalistas tiveram notas acima dos outros, se destacando desde a parte teórica por seus conhecimentos. Na prática, observamos o alto nível do serviço do vinho, que mostra que a sommellerie do Rio Grande do Sul tem um belo potencial”, evidencia o presidente da ABS-RS, Júlio César Kunz, que acompanhou todo o processo, desde as inscrições até as provas teórica e prática dos candidatos.

Para participar do concurso, o profissional precisava ter, ao menos, um ano de experiência como sommelier atuando no estado. Antes do teste prático, os selecionados realizaram um exame teórico, em outubro. No total, 12 sommeliers participaram da disputa, sendo 10 homens e duas mulheres. Onze deles atuam de cidades turísticas da Serra Gaúcha (Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Garibaldi e Gramado) e um candidato residente em Pelotas, na Metade Sul do estado.

Marcos Graciani
Diretor Secretário - Relações com Imprensa ABS-RS
55 51 9 9670 0330