Mercado financeiro vê falta de clareza na economia e piora humor com futuro governo Lula.

Quer se manter informado, ter acesso a mais de 60 colunistas e reportagens exclusivas?

A falta de clareza nas últimas sinalizações econômicas feitas pela equipe de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começaram a provocar uma piora de humor do mercado financeiro como governo eleito, avaliam economistas e analistas do mercado financeiro. Se na primeira semana havia otimismo com o rumo da nova administração, a leitura dos últimos dias é diferente: o novo governo precisa baixar o tom da campanha e apontar com clareza quais serão os passos na economia, sobretudo na área fiscal.

Lula fez discurso em defesa da ampliação de gastos (Photo by Sergio Lima / AFP) Foto: SERGIO LIMA / AFP© Fornecido por Estadão

Nesta quinta-feira, 10, o mercado financeiro teve seu ponto mais alto de estresse com o governo eleito e reagiu muito mal às falas de Lula. Em encontro com aliados, o petista criticou a estabilidade fiscal e defendeu a ampliação de gastos.

Desde a fala de Lula, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, a B3, opera em forte queda, e o dólar sobe com força. Por volta das 14h30, a moeda norte-americana avançava 3,08%, cotada a R$ 5,3417. O Ibovespa recuava 2,77%, aos 110.439 pontos.