O Live Streaming É Mesmo o Futuro das Transmissões de Futebol?

O esporte, em especial o futebol, é uma paixão entre os brasileiros e, em meio a uma série de mudanças na maneira como consumimos conteúdo, ele não ficaria de fora.

O futebol ainda é o responsável por deter os espaços publicitários mais rentáveis do país, e isso tem atraído cada vez mais investimentos de diferentes setores. Mercados como o das apostas esportivas em sites tal qual NetBet Sport, firmaram inúmeras parcerias com times de todas as divisões do Brasil, provando que o esporte ainda é muito significativo sob o ponto de vista de propaganda e marketing.

Toda essa importância move o mercado do entretenimento com muita intensidade, e o maior dos movimentos recentes, foi o aumento das transmissões feitas por plataformas de streaming. A ideia é trazer uma maneira mais democrática e prática de transmitir os grandes eventos esportivos, sobretudo de futebol, onde a audiência é massiva.

De olho nessa tendência, diversas empresas de comunicação já investem em servir conteúdos relacionados a futebol, assim como também se movimentam no sentido de adquirir direitos de transmissão de campeonatos importantes, como é o caso do Amazon Prime Video, que pôde transmitir a Copa do Brasil de 2022. Além do PrimeVideo, a HBO+ e a Star+ também passam campeonatos importantes da Europa, como a Champions League, Premier League e a La Liga.

Modelo de transmissão Live Streaming poderá substituir a TV?

Segundo um estudo divulgado pela revista Exame, boa parte dos brasileiros está insatisfeito com os serviços de TV a cabo. Muitos consideram que o preço é demasiado elevado, e consideram que uma subscrição de streaming será mais económica.

Além disso, a TV parece mais vulnerável em relação à internet, pois tudo o que a TV oferece a internet pode oferecer de uma forma mais diversificada, com abordagens de conteúdo diferentes. Tudo isso é possível, claro, porque quase todo o mundo está com acesso à internet, computadores e celulares, o que permite novas possibilidades.

É por isso, que canais de TV, como a SporTV e a ESPN Brasil, estão também investindo em plataformas de streaming próprias para chegar aonde boa parte do público está: na internet.

Apesar de promissor, as transmissões via streaming possuem obstáculos a superar

Como dissemos anteriormente, o modelo de Live Streaming parece ser um caminho sem volta para as transmissões esportivas no Brasil, mas isso não significa dizer que não existam obstáculos a serem superados para que o mercado se consolide ainda mais.

Um desses obstáculos está na forma com que as transmissões são feitas, isto é, são usados elementos visuais e de linguagem que podem desagradar os torcedores acostumados com as transmissões mais tradicionais. Além disso, a instabilidade apresentada em determinadas plataformas pode dificultar a experiência dos espectadores, visto que em algumas vezes, pôde-se observar a queda na transmissão de alguns jogos, isso pode afetar diretamente a forma com que os torcedores se relacionam com o modelo de transmissão.

A ideia de “marchar” para o futuro do entretenimento, no entanto, parece um caminho cada vez mais em volta, a tendência é mesmo que o Live Streaming substitui gradativamente o espaço das TVs nas transmissões esportivas, mas a rapidez com que isso acontecerá irá depender de como o mercado irá superar essas adversidades.