Prefeito Sérgio Chesini anuncia instalação de uma empresa para transformar lixo em energia.

Prefeito Sérgio Chesini anunciou instalação de uma empresa para transformar lixo em energia, além de recursos para setores como saúde e educação.

Com o tema Construindo, acolhendo e celebrando, o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, apresentou os investimentos que vêm sendo realizados no município. Foi durante palestra ocorrida nesta terça-feira (2).

Na oportunidade, o prefeito anunciou a instalação de uma empresa para transformar lixo em energia. Ele confirmou que a gestão cederá uma área de 1,4 mil metros quadrados para que os resíduos sólidos recolhidos na cidade sejam transformados em energia e madeira biossintética. O contrato deve ser assinado ainda em agosto, sendo que a companhia terá prazo de até um ano para se instalar e iniciar a operação.

Na saúde, o Prefeito destacou a ação do município no combate à pandemia de Covid-19. “Garibaldi tem sido modelo de aplicação de vacinas Covid, com mais de 74 mil doses aplicadas na população”, contabilizou.

Na educação, lembrou que Garibaldi está entre os municípios gaúchos que aderiram ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Attílio Tosin. O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

Em seu pronunciamento, o prefeito também destacou a obra de pavimentação da rua Parque Fenachamp. Os trabalhos visam qualificar a mobilidade dos turistas esperados para a Festa do Champanhe, maior evento do município e que ocorre entre os dias 6 e 30 de outubro. As obras, já em andamento e com conclusão prevista para daqui cerca de quatro meses, trarão melhorias nas condições de trafegabilidade da via.

Durante a apresentação, Chesini também falou sobre a criação da Secretaria Municipal de Inovação e Empreendedorismo, que trouxe desburocratização, inovação e incentivos para o setor. Entre as iniciativas de destaque da pasta está a plataforma de atendimentos ao Microempreendedor Individual (MEIS), incentivando a abertura de novos negócios, a desburocratização na concessão de alvarás, bem como o estímulo ao Distrito Industrial do município. “Estamos mudando Garibaldi rumo a uma cidade mais desenvolvida e melhor de se trabalhar e viver”, complementou.

Redação JC