Secretaria de Saúde realizada capacitação em Garibaldi

Ação visa aperfeiçoar rede de atendimento a vítimas de violência

Nesta terça-feira, 13 de setembro, a Secretaria de Saúde de Garibaldi realizou uma capacitação voltada à rede de atendimento aos casos de violência que ocorrem no município de Garibaldi – participaram profissionais das áreas da saúde, educação e segurança. A ação, liderada pelo coordenador regional da vigilância em saúde da 5CRS, Edson Berti, teve como objetivo a melhoria na notificação dos casos (tipologia da violência e ficha sinan) e a qualificação no acolhimento das vítimas, de acordo com os protocolos existentes e elaborados pela rede de vigilância do município.

A notificação das violências é de caráter compulsório de acordo com as leis e portarias do Ministério da Saúde. Desde 2010 Garibaldi atua nessa esfera de trabalho, com a notificação dos casos detectados e o consequente acolhimento das vítimas e seus familiares, incluindo casos suspeitos ou confirmados de todos os tipos de violência.

O conhecimento dos casos é fundamental para a implementação de políticas públicas no enfrentamento e na prevenção das violências. Quem tiver conhecimento ou suspeita de qualquer tipo de violência, pode informar anonimamente nas UBS, Delegacia, Conselho Tutelar e Promotoria ou, ainda, no disque 100.

Fotos: Bruno Milan – Prefeitura de Garibaldi