Com atração internacional, Festa de Abertura da Vindima terá mais de 20 shows artísticos

Com atração internacional, Festa de Abertura da Vindima terá mais de 20 shows artísticos.

Evento em Monte Belo do Sul, entre os dias 25 e 28 de janeiro, terá artistas como Os Monarcas, Nenhum de Nós e cantora italiana Mafalda Minnozzi

Seis anos após sua última edição, a Festa de Abertura da Vindima, em Monte Belo do Sul, volta a celebrar a uva e o vinho como símbolos culturais e econômicos do município. Será uma ocasião, também, histórica. Pela primeira vez, o evento que ocorre de 25 a 28 de janeiro, receberá uma atração artística internacional.

A cantora italiana Mafalda Minnozzi será a responsável por encerrar a oitava edição da festa, às 19h30min, culminando uma agenda de 20 atrações artísticas, incluindo nomes como Os Monarcas e Nenhum de Nós – veja a programação completa abaixo. A diva italiana, com pouco mais de 35 anos de carreira, mantém um forte vínculo com o Brasil desde 1996, quando veio ao país para ser a protagonista da casa de música “Paradiso”, no Rio de Janeiro. Fez tanto sucesso que firmou parcerias com nomes como Milton Nascimento, Roberto Menescal e Martinho da Vila. Com carreira internacional, tem 20 álbuns no portfólio, transitando por vertentes do jaz, da world music, do melodrama italiano, do cabaré francês e da bossa nova.

A Festa de Abertura da Vindima prima por uma agenda eclética de atrações, a fim de contemplar a diversidade do público que frequentará o encontro. Durante os quatro dias de programação, os visitantes poderão acompanhar shows musicais que abarcam de bandas de bailão a conjuntos folclóricos, além de números de dança e de circo.

Outra das marcas do evento será a valorização dos artistas de Monte Belo. Entram nessa lista os grupos Acordes, que apresenta clássicos do rock e músicas autorias; o Ragazzi dei Monti, com seu repertório de música italiana contemporânea; o Vicentino, voltado ao folclore; os grupos de dança italianas Ballo D’Italia e Piccoli Ballerini; além dos Corais Musicando Melodias, Alegria de Cantar e Coral Juvenil. Na abertura, dia 25, o público terá a companhia do grupo musical Família Almeida e do conjunto tradicionalista Os Monarcas, um dos mais longevos do Rio Grande do Sul. Com mais de 50 anos de estrada, o grupo liderado por Gildinho mostra toda animação fandagueira que consagrou a formação.

Na sexta-feira, dia 26, entre atrações como Banda Nova, Acordes, Rastros do Tempo (artes nativas) e Pagode do Feijão, quem encerra a noite é o Nenhum de Nós. O consagrado grupo de pop rock gaúcho, dono de hits como “Camila, Camila” e “Vou Deixar que Você se Vá”, promete um para relembrar sua trajetória de mais de 35 anos de carreira.

Quem for sábado para o evento começará assistindo uma mescla das culturas italiana, com os corais de Monte Belo, e alemã, com o grupo de dança Lustige Volkstanzgruppe Bergtal. Também será o dia para as crianças se divertirem com o espetáculo circense da Cia Burzum. Outra atração será o Ballo D’Italia, além da banda Alma Nova, convocando todos para o baile. Dois artistas da nova geração gaúcha fecham a programação. A dupla de irmãos Matheus e Mathias, que apresenta um repertório cheio de energia de música sertaneja e canções autorais, como o mais recente sucesso “Maldade na Balada”, e o DJ Gustavo MK, com passagens pelo Planeta Atlântida.

O último dia do Festival de Abertura da Vindima reunirá o grupo local Vicentino, a banda de country rock The Travellers, a banda de canções gaúchas Sanfonaço, o grupo de dança Piccoli Ballerini e a conhecida banda de baile Os Atuais, com mais de 50 anos em atividade. É no domingo, ainda, o show da consagrada Mafalda Minozzi, presenteando o público com um show singular, poucas vezes presenciado na Serra gaúcha.

 

Pisa de uva e desfile de carros alegóricos

A 8ª Festa de Abertura da Vindima reunirá uma série de atrativos nas ruas centrais do município, principalmente na Rua Sagrada Família, no trecho em frente à prefeitura. É por ali que estarão presentes vinícolas e restaurantes com o melhor da enogastronomia local, feira de produtos de empreendedores monte-belenses e de outros locais, dentro da ExpoMonte, e exposição de máquinas agrícolas.

Tudo envolto numa grandiosa celebração cultural, com distribuição de uvas aos visitantes e o convite para que eles, dentro de uma mastela, façam a pisa do fruto, revivendo as tradições dos antigos imigrantes italianos para elaborar o vinho – uma das grandes novidades dessa edição da festa. Também nessa mesma rua serão expostos vestidos das ex-soberanas e as cerca de 100 variedades da fruta cultivadas no município.

Em outro ponto da cidade, na Rua Arthur Beltrame, ocorre o aguardado desfile de carros alegóricos. As comunidades do município se reúnem para contar, através de muita história e simbologia, o amor herdado dos imigrantes pelo trabalho, pelas tradições e pela fé que movem o pequeno município serrano, que poderia estar em qualquer vilarejo do norte italiano.

 

Serviço

O quê: 8ª Festa de Abertura da Vindima

Quando: de 25 a 28 de janeiro de 2024

Onde: ruas centrais de Monte Belo do Sul

Quanto: entrada franca

 

Programação artística

 

25/01/2024 (quinta-feira)

18h – Show Família Almeida

19h – Abertura Oficial

20h30 – Pisa da Uva – Edição especial às Soberanas e Autoridades convidadas

22h – Show Os Monarcas

 

26/01/2024 (sexta-feira)

14h – Tarde da Melhor Idade – Show Banda Nova

16h – Pisa da Uva

18h – Show Grupo Acordes

19h – Show Grupo de Danças Rastros do Tempo

19h30 – Show Pagode do Feijão

21h – Pisa da Uva

22h – Show Nenhum de Nós

 

27/01/2024 (sábado)

12h – Show Corais locais

13h – Show de Danças – Grupo Alemão Lustige Volkstanzgruppe Bergtal

13h45min – Pisa da Uva

14h30 – Tarde Infantil – Espetáculo Circense Cia Burzum

17h – Pisa da uva

17h30 – Show Ragazzi Dei Monti

19h – Show de Danças Italianas com Ballo D’Italia

20h – Show Banda Alma Nova

22h – Pisa da uva

22h30 – Show Matheus e Mathias

00h – DJ Gustavo MK

 

28/01/2024 (domingo)

09h – Missa de Ação de Graças pela Safra da Uva

11h – Grupo Vicentino

12h – Show Grupo The Travellers

14h – Desfile de Carros Alegóricos

15h30 – Show Grupo Sanfonaço

17h – Grupo de Danças Picolli Balerini

17h15 – Show com Os Atuais

19h – Pisa da Uva

19h30 – Show internacional de encerramento Mafalda Minnozzi (Itália)

 

Mais fotos e materiais dos artistas: https://drive.google.com/drive/folders/1eE39ABlZ-QMqCbrd1CUqtj5jCMvB7mes

Exata Comunicação